Jornal Estado de Minas

VOLUNTARIADO

Jornalista usa aplicativo para auxiliar deficiente visual em tarefas domésticas

A jornalista Ana Luiza Guimarães, apresentadora do RJTV, da TV Globo, foi gravada por sua filha, Beatriz Lobo, usando um aplicativo que permite que interessados se voluntariem para prestar auxílio a pessoas com deficiência visual.




 
Para tornar-se voluntário do aplicativo ‘Be My Eyes’ — ‘Seja Meus Olhos’, em português — é necessário inscrever-se após fazer o download do mesmo, e, a partir de então, os inscritos receberão uma ligação de vídeos assim que algum deficiente visual precisar de ajuda.
Conforme o censo de 2020, o Brasil tem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Tarefas corriqueiras para muitos podem ser verdadeiros desafios para outros. O Be My Eyes poderá ajudar a localizar itens que tenham caído no chão; descrever imagens, pinturas ou outras formas de arte; combinar ou identificar cores; ler etiquetas e rótulos; auxílio em tarefas no computador; nas compras de alimentos; orientar em novos ambientes ou lugares desconhecidos; fazer distinção entre itens diferentes e informar sobre a chegada e partida de transportes públicos.
No aplicativo também há a opção de ‘Auxílio Especializado’, que conecta o usuário diretamente com agentes de suporte ao cliente de empresas parceiras.
 
*Estagiária com supervisão do subeditor Diogo Finelli.