Jornal Estado de Minas

EQUIDADE RACIAL

Programa prepara negros e indígenas para pós-graduação no exterior


Estão abertas as inscrições para o Programa Alcance, iniciativa que tem como objetivo preparar pessoas negras, pardas e indígenas para ingressarem em cursos de pós-graduação e mestrado no exterior. O foco é que cada vez mais brasileiros negros e indígenas ingressem em universidades mundialmente renomadas, como Harvard, Stanford, Cambridge, Oxford entre outras.



O Programa Alcance, criado em 2020 pela Fundação Lemann e realizado em parceria com o Instituto Four, é composto por cursos de inglês, custeio das taxas dos testes de proficiência, workshops, acompanhamento e orientação durante o processo de seleção nas universidades no exterior. 

Cada ciclo tem a duração de dois anos e é realizado no formato on-line para todo o Brasil. O interessado precisa ter graduação completa ou estar em processo de conclusão. A inscrição deve ser feita até 28 de novembro de 2022.

Representatividade no exterior

O Programa Alcance surgiu a partir da análise de que poucos brasileiros negros e indígenas representam o Brasil nas universidades no exterior devido à falta de oportunidades. Dessa forma, a iniciativa prepara esses profissionais para terem mais chances de serem aceitos pelas universidades visando promover equidade racial e econômica no acesso a programas de pós-graduação e mestrado em algumas das melhores universidades do mundo. 



Uma vez qualificado em uma universidade de renome mundial, o profissional negro ou indígena terá mais competitividade em seu ramo de atuação, com maior possibilidade de conquistar altos cargos em empresas e assim promover a igualdade racial no mercado de trabalho e na sociedade brasileira.

Serviço

Programa Alcance
Inscrição pelo link: https://www.programaalcance.org/inscreva-se
Período de inscrição: até 28 de novembro de 2022
Pré-requisitos: Brasileiros pretos, partos ou indígenas que já concluíram ou estão no processo de conclusão da graduação

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.