Sobrinho de Kleiton e Kledir e filho do cantor, compositor e escritor Vitor Ramil, o músico gaúcho Ian Ramil lança seu terceiro álbum, “Tetein”, com 12 faixas, disponíveis nas plataformas digitais. O nascimento de Nina, filha do artista, há seis anos, foi o impulso para o projeto.





“Comecei a compor e fui vendo que tinha um repertório diferente, surgindo ali naquele processo (da paternidade). Isso foi no final de 2016. Passei 2016, 2017 e 2018 compondo. No final de 2018, montei um estúdio em casa para começar a gravar essas músicas e passei todo o ano de 2019 trabalhando essas canções”, conta.

Com o disco pronto no início de janeiro de 2020, ele previu lançá-lo em maio daquele ano. Antes disso, a pandemia chegou. “Repensei os planos, pois era tudo tão incerto, a gente não sabia o que estava acontecendo, enfim, aquele momento turbulento”, lembra. A decisão foi esperar. 

“Resolvi trabalhá-lo com calma, fazer a sua finalização com toda a tranquilidade, a mixagem e a masterização. Passei um longo período fazendo esse processo, ao mesmo tempo, desenvolvia ideias para os videoclipes e fazia um planejamento para lançar o álbum. Fiquei nesse longo processo e foi até bom, porque consegui chegar em pontos de qualidade técnica e de minúcia que com pouco tempo não chegaria.”




 

 

Segundo Ian, “o disco tem dois universos bem fortes”, que ele descreve assim: “Um é bem afetuoso, íntimo, da casa, da relação com a minha filha e de coisas afetuosas, ao mesmo tempo, também creio que passa um blog pela janela, de estar presente. Então é muito essa viagem, da menininha e do mundo que a espera. Há uma espécie de fábula presente no disco todo o tempo”.
 
 

Parcerias

O cantor e compositor assina quase todas as músicas do álbum. Ele gravou também “Canção de Chapeuzinho Vermelho”, de autoria de Braguinha e Francisco Mignone; duas canções em parceria com Poty – “Lego efeito Manada” e “Homem-Bomba”– e uma com o mineiro Luiz Gabriel Lopes, “O mundo é meu país”. 

Ele diz que vai prensar alguns CDs e produzir um encarte com as letras e informações sobre as músicas, “porque tem muita gente que ainda gosta”. Atualmente ele prepara a turnê de lançamento do álbum, que deve começar por Porto Alegre, no Teatro São Pedro, em 3 de agosto.




 
• Leia também: Vitor Ramil, pai de Ian Ramil, lança edição comemorativa dos 25 anos do disco 'Ramilonga'

O músico enxerga nesse seu terceiro trabalho “uma espécie de rompimento com o anterior, que era um disco de rock e que foi gravado com banda”, conforme aponta. “Nesse agora tive vontade de trabalhar a partir de um outro ponto, não de uma criação coletiva, de um formato de banda, mas em um processo muito mais solidário de construção gradual e minuciosa dos arranjos, em torno das canções, de acordo com o que achasse que cada música precisava.”

“TETEIN”

• Álbum de Ian Ramil
• Tratore (12 faixas)
• Disponível nas plataformas digitais

compartilhe