Criado com o objetivo de manter viva a obra de John, George, Paul e Ringo, além de lembrar os festivais da cidade inglesa de Liverpool, o projeto “BH Beatle week” está de volta, após ser interrompido em 2019. As apresentações ocorrerão de hoje (15/6) a sábado (17/6), no Cine Theatro Brasil Vallourec. As atrações são Aggeu Marques, Affonsinho, Márcio Greyck, Paulinho Pedra Azul, Cláudio Venturini, Luiz Carlos Sá (da dupla Sá & Guarabira), grupo Minas e os Beatles e banda Beatles Rock Show.





O evento marca a despedida de Aggeu Marques das bandas cover. “O show 'Paul in concert' será minha última apresentação como cover, depois de 35 anos”, diz ele, que participou dos grupos Hocus Pocus, Sgt. Peppers e Yesterdays. “Foi um hobby bacana. Continuo amando os Beatles, mas fiz tudo o que tinha de fazer em termos de cover deles”, afirma.
 
Aggeu pretende se dedicar à carreira autoral. “Estou gravando um EP que será lançado em agosto. Vou continuar tocando muita coisa dos Beatles, claro, mas de maneira mais intimista, somente voz e violão. Agora quero dedicar a energia que tenho à carreira solo”, diz.

Referência beatlemaníaca

Criada em 2012, a “BH Beatle week” se tornou referência para beatlemaníacos ao adotar o modelo do festival realizado em Liverpool, berço dos Fab Four. “Confesso que não estava querendo voltar para a 'Beatle week', mas o pessoal me convidou e resolvi aceitar, pois o projeto reinaugurou o Cine Brasil há 10 anos”, conta Aggeu.





“Belo Horizonte tem essa história de ser a capital brasileira da beatlemania. Na América do Sul, apenas Buenos Aires tem tanto amor pelos Beatles quanto BH”, comenta.

A primeira edição do projeto ocorreu no Palácio das Artes, depois de Aggeu e a Orquestra Ouro Preto se apresentarem em Liverpool. A programação se estendeu ao chamado “circuito do rock” da capital.
 
“Ano após ano, a coisa foi só crescendo. A gente chegou a ter aqui grupos da Inglaterra, Estados Unidos, Itália e da América do Sul. Do Brasil, então, nem se fala”, relembra o cantor. Representantes do Cavern Club, espaço ligado ao início dos Beatles, também vieram a Minas. “Éramos apoiados oficialmente por eles”, diz Aggeu.
 
• Leia também: Canção inédita dos Beatles será lançada este ano, graças à Inteligência Artificial

O músico ressalta que o projeto não era “ajuntamento de bandas cover”, pois ele sempre buscou chamar a atenção para a influência dos Beatles sobre a obra de outros artistas. Foi o caso de Beto Guedes, Flávio Venturini, Lô Borges, Fernanda Takai, Sideral, Cláudio Venturini, Tavito (1948-2019) e Tunai (1950-2020), que também se apresentaram no evento.





“Nesta quinta-feira, além de mim, na voz e violão, haverá o show 'Minas e os Beatles', com Paulinho Pedra Azul, Márcio Greyck, Affonsinho, Cláudio Venturini e Luiz Carlos Sá. Cada um tocará três músicas e, no final, todo mundo se junta no palco”, informa Aggeu, destacando também a homenagem que será feita ao cantor e compositor mineiro Tunai.

“Na sexta-feira, o show é comigo e a banda Yesterdays, formada por Flávio Freitas (bateria), Christian Magalhães (baixo), Lucas Bandeira (guitarra solo), Carlos Ivan (teclados), Silvio Campos (teclados), Eduardo Santos (percussão) e Valderrama (percussão), além de um quinteto de metais. O show 'Paul in concert' é a reedição do primeiro que a gente fez, em 2013. São apenas músicas do Paul, tanto nos Beatles quanto em sua carreira solo”, conta ele.

No sábado (17/6), o show “George Harrison 80 anos”, dedicado ao repertório do autor de “My sweet Lord”, ficará a cargo da Beatles Rock Show, banda formada por Guilherme Rancanti (guitarra solo), Khadhu Capanema (guitarra base), Bhydhu Capanema (bateria), Marcelo Cioglia (baixo), Carlos Ivan (teclados) e Lucas Bandeira (guitarra solo).

“BH BEATLE WEEK”

• Nesta quinta-feira (15/6), às 20h, com Aggeu Marques, Paulinho Pedra Azul, Márcio Greyck, Affonsinho, Cláudio Venturini e Luiz Carlos Sá
• Na sexta (16/6), às 21h, com Aggeu Marques, The Yesterdays e quinteto de metais
• No sábado (17/6), às 20h, com Beatles Rock Show
 
>> Cine Theatro Brasil Vallourec  (Praça Sete, Centro). Ingressos de R$ 60 a R$ 280 (combo para os três dias). Informações: (31) 3201-5211



compartilhe