Reunindo a cantora lírica Eliseth Gomes, a pianista Renata Cicarini e o Coral Ensaio Aberto, regido pelo maestro Lindomar Gomes, o projeto Música na Igreja estreia neste domingo (26/2), em Belo Horizonte, com repertório formado por peças de Villa-Lobos, Puccini, Bizet e Carlos Gomes, entre outros compositores.





O objetivo é divulgar as músicas clássica, erudita, sacra, popular e religiosa por meio de corais, grupos vocais, orquestras, cantores e artistas convidados. Com entrada franca, o concerto está marcado para as 20h, na Igreja São José, no Centro.
 
Outro propósito do projeto é contribuir para a formação de público, explica Mario Fabiano da Silva Moreira, organizador do evento e ex-presidente da Fundação de Cultura de Contagem.

Além de estimular coralistas, instrumentistas, grupos e orquestras, a iniciativa destaca a música como elemento de integração da comunidade, valorizando a produção cultural mineira, diz Mario Fabiano. O projeto é destinado a espectadores de vários segmentos socioeconômicos – uma forma de democratizar a cultura, de acordo com ele.

“Serão cinco apresentações. O repertório não é de música religiosa, mas clássica e erudita”, explica Fabiano, destacando que templos religiosos são espaços de fácil acesso. “Queremos levar música para o maior número de pessoas. Por isso escolhemos as igrejas.”




 

Pianista Renata Cicarini será uma das atrações desta noite de domingo

(foto: Acervo pessoal )
 

Público especial

O projeto nasceu da iniciativa realizada em templos ao longo da Estrada Real. “Igrejas reúnem público disposto a ouvir e se a emocionar com esse tipo de música. Alguns concertos serão dentro delas, outros nas escadarias”, informa.

A iniciativa é voltada para todos os públicos. “A gente acredita que a plateia deva ser formada por pessoas de 30 a 60 anos, mas não há nenhuma restrição”, reforça, afirmando esperar receber crianças, jovens e adultos.

Duas apresentações ocorrerão em Belo Horizonte e outras três no interior mineiro. A agenda ainda está sendo fechada.

A cantora Eliseth Gomes preparou repertório com “Agnus dei”, de Bizet, e “Pai nosso”, de Albert Malotte. “Cantarei também algumas músicas brasileiras, composições de Heitor Villa-Lobos, além de 'O mio babbino caro’, da ópera 'Gianni Schicchi'. Por ser um concerto na igreja, resolvi resgatar canções, ou seja, coisas mais leves”, explica.





Talento mineiro


Eliseth já fez três recitais com a pianista Renata Cicarini, todos na PUC-Minas. “Ela é um dos talentos que temos em Minas Gerais”, elogia. “Acho Renata bem específica para o repertório do Música na Igreja. É uma grande pianista, vai acrescentar muito para a gente.”

Bacharel em piano, educadora musical e regente de coral infantojuvenil, Renata Cicarini é professora da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Aprovado pela Lei Rouanet, o projeto Música na Igreja tem patrocínio do grupo Tracbel.

REPERTÓRIO

“PANIS ANGELICUS”
• De Cezar Franck

“AGNUS DEI”
• De George Bizet

“PAI NOSSO”
• De Albert Malotte

“QUEM SABE?”
• De Carlos Gomes

“CANÇÃO DO POETA DO SÉCULO 18”
• De Heitor Villa-Lobos

“LUNDU DA MARQUESA DE SANTOS”
• De Heitor Villa-Lobos

“NON TI SCORDAR DI ME”
• De Ernesto De Curtis

“O MIO BABBINO CARO”
• De Giacomo Puccini
 

"AVE MARIA"
• De Giulio Caccini

"PIETÁ, SIGNORE"
• De Louis Niedermeyer

PROJETO MÚSICA NA IGREJA

Com Eliseth Gomes (cantora lírica), Renata Cicarini (pianista) e Coral Ensaio Aberto. Neste domingo (26/2), às 20h, na Igreja São José (Rua Tupis, 164, Centro). Entrada franca.

 

 

 

compartilhe