Estado de Minas

A história do jornalismo mineiro em 12 podcasts

O Megafone, projeto multiplataforma especial, comemora os 90 anos do EM com a história do jornal e da cidade. Podcast, produzido ao longo deste ano, traz os bastidores da notícia em diferentes áreas


postado em 12/12/2018 06:30 / atualizado em 11/12/2018 21:25



A história do jornalismo mineiro – da qual a trajetória da capital mineira é inseparável –, escrita e vivida entre os corredores do Estado de Minas, ganhou, neste 2018 de comemoração de 90 anos, capítulo especial. E em áudio. Homenagem multiplataforma, publicada ao longo do ano, levou o jornal a lançar seu primeiro podcast: O Megafone, em temporada de 12 episódios com grandes nomes que já passaram pela redação, ou ainda atuam por aqui. As experiências dos entrevistados do Megafone somam mais de 463 anos de história. 



Ao longo do ano, as vozes dos jornalistas reunidos nesta página chegaram às plataformas de podcast, trazendo as histórias por trás das histórias. A primeira mulher jornalista profissional do estado – uma das pioneiras também no Brasil – Anna Marina, editora do caderno Masculino & Feminino, abriu a fila. O editor-geral, João Bosco Martins Salles, fecha a série, em episódio publicado hoje. Muitos dos relatos detalham a transformação deste ofício, da barulhenta redação das máquinas Hemingway às mídias digitais.

E se o assunto são grandes mestres, vale recorrer àquele que emprestava o nome justamente às antigas máquinas de datilografia: Ernest Hemingway, o jornalista e escritor americano obcecado com a caça às palavras perfeitas, dizia que “reler conduz (o escritor) ao ponto a partir do qual aquilo tem que prosseguir, quando você sabe que está tudo tão bom quanto possível até aquele trecho”. Como tradição e modernidade se encontram no DNA de Minas e de seu principal jornal, esta “releitura” por aqui foi feita em formato inovador, abrindo outros caminhos para o fazer jornalístico multiplataforma.
 
O nome
Megafone é inspirado em uma inovação que o jornal lançou em 1930: um megafone, na porta da redação, chamava a atenção na capital de, 33 anos, trazendo atualizações de uma partida de futebol na Taça Mundo. Uma ligação telefônica conectava o jornal a Montevidéu, onde ocorria a partida com a Seleção Brasileira. Diante do prédio onde funcionava o jornal, na Avenida João Pinheiro, multidão se aglomerou para ouvir as notícias.
 
FICHA TÉCNICA
Participaram do projeto os jornalistas Fred Bottrel, Benny Cohen, Liliane Corrêa, Larissa Kümpel, Flávia Ayer, Renan Damasceno, Rafael Alves, Daniel Seabra e os estagiários Getúlio Fernandes e Lucas Negrisoli. 

Outros podcasts deste ano
O repórter Renan Damasceno, enviado especial à Rússia, trazia os bastidores da cobertura do Mundial de Futebol
O repórter e historiador Marcelo da Fonseca ancorou o programa sobre bastidores dos governos de Minas, produto especial da cobertura de Eleições 

Lições de casa
“Entrei no jornal e ‘virei homem’: perdi a bonequice”
Anna Marina, primeira mulher jornalista na redação, há 60 anos no EM
 
“O papel do chargista é trazer esperança através da ironia”
Son Salvador, ilustrador e chargista há 42 anos no jornal
 
“A revelação das imagens era fascínio, parecia mágica”
Jorge Gontijo, fotógrafo, 48 anos de casa
 
“Fazemos cobertura humana de economia porque tem  que ser assim”
Marta Vieira, 
há 29 anos na cobertura especializada
 
“Minas tem patrimônio de 300 anos, em um país de 500: é fabuloso”
Gustavo Werneck, há 25 anos na reportagem
 
“Escrever foi a coisa mais revolucionária que eu já fiz”
Déa Januzzi, colunista com 38 anos de experiência
 
“Temos que aprender a tocar o Lado B da gente mesmo”
 Ângela Faria, editora-assistente de Cultura, com 41 anos de experiência
 
‘‘A matéria-prima do jornalista é o ser humano’’
 Arnaldo Viana, que trabalhou no jornal por 37 anos
 
“O jornalista é um fiscal da sociedade”
Ivan Drummond, no jornal há 39 anos
 
“O combustível é o entusiasmo e o parâmetro é ético”
Pedro Lobato, colunista, com 33 anos de experiência 
 
“Você está o tempo todo sendo transformado e transformando”
Bertha Maakaroun, repórter, há 29 anos no Estado de Minas
 
“O jornalista deve fazer um trabalho que contribua com a sua sociedade”
João Bosco Martins Salles, editor-chefe do EM, 43 anos de casa


Publicidade