Estado de Minas SOCIEDADE

Desfile apresenta a história da moda mineira

Ação em homenagem aos 90 anos do Estado de Minas, 55 anos do projeto social Jornada Solidária e aniversário do caderno Feminino levou para a passarela criações de estilistas que atravessaram décadas


postado em 12/09/2018 15:47 / atualizado em 13/09/2018 10:53

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Uma festa com ponto alto em desfile que abordou décadas de história da moda mineira marcou, ontem, a atuação do caderno Feminino & Masculino na divulgação de novos designers e estilistas do estado. O evento integra ainda as comemorações dos 90 anos do jornal e de 55 anos do programa social Jornada Solidária. 
Principal homenageada da noite, a jornalista Anna Marina, editora desde a primeira publicação, veiculada há 50 anos, recebeu centenas de convidados que foram conhecer, ao vivo e em cores, as criações de 20 estilistas da cidade em propostas  que retratam o desenvolvimento e a evolução da moda, costumes e modos no vestuário feminino usado na capital. 
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Surpresa 

Mas nem ela, anfitriã da noite, esperava tal surpresa: antes do início da apresentação na passarela, um vídeo produzido pela organizadora do evento, a também jornalista Isabela Teixeira da Costa, prestou homenagem ao trabalho de Anna, a primeira mulher a integrar uma redação de jornal em Minas Gerais, numa atitude de vanguarda e coragem. 
Na tela, depoimentos de criadores como Ronaldo Fraga, Liana Fernandes (integrante do famoso Grupo Mineiro de Moda), Valéria Lemos (leia-se Essenciale) e Victor Dzenk, entre outros, com falas direcionadas à “madrinha da moda mineira”, título pelo qual a jornalista é conhecida por muitos, emocionou a todos e fez lembrar que a divulgação nas páginas do veículo impresso (que datam de um tempo muito anterior à era da internet ) colaborou para abrir portas e tornar conhecidos os profissionais da cadeia têxtil e de moda mineira, uma das mais importantes do país. "Ficamos muito satisfeitos com o resultado do desfile. Primeiro porque ficou lindo, segundo por conseguirmos representar todas as décadas com modernidade e, ainda, por fazer uma homenagem justa e merecida para a jornalista Anna Marina que competa 60 anos de jornalismo", celebrou Isabela. 
Com edição assinada pelo stylist Zeca Perdigão, o desfile passeou pela história num mix de peças de época revisitadas – incluindo modelos de acervo criados por ícones como o estilista Markito – , e em propostas atuais, mesclando passado e presente, numa coleção repleta de significado para além das tendências. 
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
 
Algumas das criações apresentadas no desfile integram leilão interativo da Jornada cuja arrecadação de recursos será usada junto a da venda de convites para ajudar em reforma na Creche Comunitária Padre Francisco Carvalho Moreira, no Bairro São Geraldo, uma das entidades apoiadas pelo projeto social do EM.  Patrocinaram o evento as marcas e parceiros: Instituto MRV, Ponteio Lar Shopping,  DJ Carlo Dee, Buffet Pichita Lanna, Why Video, Fofíssimo Bolos, Luxo Natural, Mais Móveis, Equipage, Elisa Atheniense, Julio Martins, Tif’s e Agência Casa Santo. 
No próximo domingo, confira a cobertura completa no caderno Feminino&Masculino.      


Publicidade