Estado de Minas 90 ANOS

A glória de um boia-fria: mineiro Ronaldo da Costa conquistou o mundo

Atletismo mineiro tem tradição de vitórias nas pistas, com vitórias, recordes e presença em Olimpíada


postado em 07/09/2018 07:01 / atualizado em 07/09/2018 12:39

“Ronaldo da Costa: a glória de um boia-fria.” O destaque do caderno de Esportes do Estado de Minas de 1º/1/1995 dava a medida exata do tamanho do feito do corredor humilde, da pequena Descoberto, na Zona da Mata, que havia conquistado o título da Corrida da São Silvestre, a prova de rua mais tradicional da América Latina. “Sua formação escolar é limitada. Estudou apenas até o quarto ano primário. Até 1991, trabalhava como boia-fria. É ex-operário de uma olaria em Descoberto. Três anos depois é uma das expressões do atletismo mundial”, contava a reportagem.


Aos 24 anos, Ronaldo se tornava o segundo mineiro a conquistar a São Silvestre. O primeiro foi João da Mata, do Atlético, em 1993. Mas o título da competição era apenas um passo para Ronaldinho ganhar o mundo. Em 1998, na Alemanha, baixou em nada menos que 45 segundos recorde do etíope Belayneh Dinsamo, que durava 10 anos.


Ronaldo da Costa ao cruzar a linha em primeiro lugar na Corrida de São Silvestre, em 1994(foto: AFP - 31/12/94)
Ronaldo da Costa ao cruzar a linha em primeiro lugar na Corrida de São Silvestre, em 1994 (foto: AFP - 31/12/94)

O mineiro terminou a prova de Berlim em 2h06min05. “Tem de ser decretado feriado nacional em Descoberto e São João Nepomuceno quando eu voltar”, brincou em entrevista ao EM pouco depois de quebrar a marca.


Minas Gerais voltou a conquistar a São Silvestre em 2001, com Maria Zeferina Baldaia, da pequena Nova Módica, no Vale do Rio Doce. Curiosamente, a última vez que o Brasil conseguiu uma dobradinha (masculino e feminino) na prova foi com dois mineiros, em 2006: Franck Caldeira, de Sete Lagoas, venceu entre os homens. Lucélia Peres, de Paracatu, no Noroeste de Minas, foi a mais rápida entre as mulheres. 


Maria Zeferina foi a primeira mineira a vencer a São Silvestre(foto: Rubens Chiri/AFP - 31/12/01)
Maria Zeferina foi a primeira mineira a vencer a São Silvestre (foto: Rubens Chiri/AFP - 31/12/01)

No feminino, outro destaque de Minas Gerais foi Esmeralda de Jesus, primeira atleta brasileira a ganhar ouro em Pan-americano, em Caracas’1983. A mineira, que treinava nas pistas da UFMG de areia misturada a carvão, competiu nas Olimpíadas de 1976 e de 1984. Em 1986, estabeleceu a melhor marca mundial do salto triplo, antes de a prova entrar no programa olímpico. Entre equipes, o Cruzeiro tem conquistado vitórias importantes pelo Brasil.

 

PÁGINAS HISTÓRICAS

Estado de Minas, 3/1/1984
Festa para o campeão


(foto: Arquivo EM)
(foto: Arquivo EM)
 Primeiro mineiro a vencer a tradicional Corrida de São Silvestre, João da Mata foi recebido com festa nas ruas de BH, destacava o Estado de Minas em 3/1/1984. Com uniforme do Atlético, o mineiro de Diamantina foi saudado por várias pessoas no aeroporto de Confins, desfilou em carro aberto e ganhou os cumprimentos do então governador Tancredo Neves. De quebra, o atleticano, conhecido pela simplicidade, foi ‘premiado’ com uma semana de folga da Polícia Militar.

 


Publicidade