Estado de Minas

Vídeo 360: Em 2 minutos, os bastidores da redação do Estado de Minas

Inovação sempre marcou trajetória do jornal, que completa 90 anos com esta edição especial. Trazemos aqui o processo de criação da notícia de um jeito que você nunca viu


06/03/2018 18:28 - atualizado 06/03/2018 22:55

Gire a tela do seu telefone ou use o mouse para mover a imagem

O mundo mudou, a tecnologia criou novas formas de ler notícias e novas gerações revolucionaram o campo das ideias. Mas o compromisso com a verdade, a valorização da informação e o respeito ao leitor continuam imutáveis no Estado de Minas desde a circulaçãodo primeiro exemplar.
Fachada do prédio onde funciona a sede do jornal, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte
Fachada do prédio onde funciona a sede do jornal, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte (foto: Fred Bottrel/EM/D.A Press)
Nascido na efervescência modernista, o jornal atravessou o século com a marca da coragem, para chegar a 2018 movido pelo vigor da juventude e a experiência dos bons veteranos. E continua determinado a seguir de olho nas inovações, surpreendendo sempre.

Nas comemorações do aniversário de 90 anos, passado, presente e futuro se encontram. Você, leitor, é o convidado especial. Nesta viagem no tempo, o jornal é elemento da história, com seu papel de registrar e analisar os fatos, acompanhar as transformações e apontar perspectivas, sempre com a missão de trazer o mundo a Minas e levar Minas para o mundo.

As últimas nove décadas em que o EM desempenhou essa tarefa serão resgatadas em série de cadernos especiais, com a discussão de cenários para os próximos 10, 20, 30... 90 anos. As mudanças e os rumos do comportamento dos mineiros, na forma de fazer política e negócios, a construção das artes, a tradição e a modernidade na gastronomia, tendências na moda, conquistas e apostas nos esportes estarão no foco de edições mensais, enriquecidas no conteúdo multimídia.

Este primeiro especial passeia pela trajetória do jornal, em sintonia com as novas formas de produzir notícia e sem perder a essência do jornalismo: credibilidade. Não é novidade para o EM o conceito da tecnologia que hoje permite registrar os acontecimentos em 360 graus e que estreou com sucesso na cobertura do último carnaval. Enxergar todos os lados, observar tudo ao redor, sob todos os ângulos, é rotina diária no trabalho de reportagem. Isso se materializa agora na forma de vídeos imersivos, feitos com câmeras de última geração, que levam o leitor para o centro dos acontecimentos, em imagens como a que ilustra esta página ao retratar,numclique, a sede do jornal, no Bairro Funcionários, em 360 graus.

Dos 9 aos 90
Da fundação do Estado de Minas ao reconhecimento do trabalho por meio de grandes prêmios de reportagem, dos registros de cenas triviais da capital às grandes coberturas que mobilizam equipes inteiras, da revelação de dramas familiares aos exemplos de superação, de um estado rural a uma economia voltada para o que há de mais moderno formaram-se 90 anos de histórias. De gente experiente, como o jornal, que completou nove décadas com muita vitalidade. E de gente pequena, de 9 anos, conectada por laços de amizade e pela internet, com a consciência de quem pensa num futuro mais justo e sabe a importância da comunicação nesse processo.

São 90 anos de desafios para estar em sintonia com a atualidade. Quase um século em constante evolução, na velocidade das novidades que vêm das indústrias gráfica e digital e introduzem novos mecanismos para lidar com palavras, imagens, sons e sensações. Afinal, onde vamos parar? Não sabemos. O que sabemos é que não iremos parar. O futuro é uma página em branco a ser escrita por todos nós.


Publicidade