(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conselho de Ética aprova cassação de mandato de Eduardo Cunha

O afastamento definitivo do presidente da Câmara agora será votado pelo plenário da Casa


postado em 14/06/2016 17:54 / atualizado em 14/06/2016 19:53

(foto: Lula Marques/ Agência PT)
(foto: Lula Marques/ Agência PT)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados votou, nesta terça-feira, pela cassação do presidente da Casa afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O placar foi de 11 votos favoráveis e 9 contrários. O relatório do deputado Marcos Rogério foi aprovado e agora a cassação segue para ser referendada pelo plenário. Para que ele tenha o mandato cassado, é preciso pelo menos 257 votos, a maioria absoluta dos 513 deputados. Cunha é acusado de quebra de decoro parlamentar. O argumento é que ele mentiu à CPI sobre a existência de contas no exterior. O processo no conselho durou oito meses meses.

A sessão de hoje foi bastante tumultuada. Em diversos momentos os deputados trocaram acusações e o clima esquentou. O presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA) teve que cortar o microfone dos integrantes do colegiado. Antes da votação , deputados e líderes se manifestaram sobre o voto do relatório do deputado Marcos Rogério (DEM-RO).

Uma das manifestações mais aguardadas era a da deputada Tia Eron (PRB-BA) que tinha o considerado voto decisivo. Mais cedo,na própria sessão, ela havido dito que votaria "com a consciência". “Ninguém manda nesta nega aqui. Quero olhar nos olhos de cada um. Os olhos refletem o que a boca não tem coragem de dizer. Eu não fui abduzida”, disse, se referindo às criticas recebidas pela sua ausência na última reunião do conselho. 

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) defendeu Cunha e disse que as acusações contra ele são desprovidas de provas. “O relator não afirma que o truste é conta. Faz uma série de conjecturas. Truste não é conta. Tanto não há provas que a Polícia Federal fez busca e apreensão em todos os endereços de Eduardo Cunha e não resultou em nada”, disse.

Segundo o relator, Cunha é o dono de pelo menos quatro contas nna Suíça: Köpek; Triumph SP, Orion SP e Netherton. Ao pedir a cassação de Cunha, Rogério disse que as contas são verdadeiros “laranjas de luxo”. “Estamos diante do maior escândalo que este colegiado já julgou, não se trata apenas de omissão, de mentira, mas de uma trama para mascarar a evasão de divisas, a fraude fiscal", disse Rogério. “Estamos diante de uma fraude, de uma simulação de empresas de papel, de laranjas de luxo criadas para esconder a existência de contas no exterior”, acrescentou.

O processo de Cunha no Conselho de Ética é considerado o mais longo no colegiado e foi marcado por inúmeras manobras que protelaram a decisão dessa terça-feira. A representação contra Cunha foi entregue pelo PSOL e Rede à Mesa Diretora da Câmara, no dia 13 de outubro de 2015. (Com agências).

Favoráveis ao afastamento


Paulo Azi (DEM-BA)
Tia Eron (PRB-BA)
Wladimir Costa (SD-PA)
Leo de Brito (PT-AC)
Valmir Prascidelli (PT-SP)
Zé Geraldo (PT-PA)
Betinho Gomes (PSDB-PE)
Júlio Delgado (PSB-MG)
Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS)
Sandro Alex (PSD-PR)
Marcos Rogério (DEM-RO)


Contrários ao afastamento

Alberto Filho (PMDB-MA)
André Fufuca (PP-MA)
Mauro Lopes (PMDB-MG)
Nelson Meurer (PP-PR)
Sérgio Moraes (PTB-RS)
Washington Reis (PMDB-RJ)
Laerte Bessa (PR-DF)
João Carlos Bacelar (PR-BA)
Wellington Roberto (PR-PB)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)