(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MPF investiga autenticidade de prova de seleção com ofensas políticas

Concurso para estagiários da Procuradoria Geral da República em Minas foi realizado no domingo e imagens das questões agressivas estão sendo divulgadas nas redes sociais


postado em 24/05/2016 12:13 / atualizado em 24/05/2016 12:28

Prova foi aplicada para seleção de estagiários do MPF(foto: Divulgação)
Prova foi aplicada para seleção de estagiários do MPF (foto: Divulgação)
A Procuradoria da República em Minas Gerais está apurando a autenticidade de questões ofensivas que teriam sido incluídas em uma prova para seleção de estagiários, realizada domingo em Belo Horizonte, no câmpus da PUC-Minas. Imagens das perguntas estão sendo divulgadas nas redes sociais e causaram polêmica, em razão do teor do texto.

As afirmações polêmicas estariam na prova de português, na qual os candidatos deveriam marcar a resposta certa, sem erros de gramática e ortografia. Na questão número 9, os participantes do concurso deveriam encontrar a alternativa correta. Na letra "a", o texto é o seguinte: "Os golpistas ficaram 'prostados' com a reação que se viu nas ruas em defesa da democracia".  A alternativa "d" também tem menções à situação política do país: "O juiz infringiu a legislação ao divulgar o conteúdo de interceptações telefônicas".

Na questão seguinte, a 10, quase todas as alternativas têm conteúdo político, com ofensas aos parlamentares e a veículos de comunicação. Na letra "b", o texto diz que "o tráfego de influência é uma das práticas mais comuns na Câmara dos Deputados". Na alternativa "c" está escrito que "o analfabetismo político é um mal cada vez mais comum em quem assiste ao Jornal Nacional".  Já na alternativa "d"  o autor da prova afirma que "na atual 'conjetura' é preciso saber discernir entre fatos e manipulações".

Na questão 13, a ofensa está na alternativa "d": "Segundo renomados juristas, a presunção de inocência, 'apezar' de configurar direito constitucional, vem sendo ignorada pela Operação Lava Jato".  Por fim, na questão 14, a alternativa "a" faz referência a supostos privilégios do Ministério Público: "Os membros do Ministério Público, recebem auxílio-moradia, mesmo quando possuem residência própria".

Explicações A assessoria de imprensa do Ministério Público afirmou que está levantando as informações a respeito do assunto e que irá se pronunciar oficialmente na tarde desta terça-feira. A prova de seleção dos estagiários, na manhã de domingo, foi para estudantes de administração, biblioteconomia, engenharia civil, informática, ciências contábeis e comunicaçaõ social.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)