(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PF deflagra Operação Xepa, a 26ª fase da Lava-Jato

Policiais cumprem mandados em oito estados e no Distrito Federal. Suspeita é de esquema milionário de lavagem de dinheiro


postado em 22/03/2016 07:13 / atualizado em 22/03/2016 08:05

Em Brasília, a PF está no hotel Golden Tulip, onde moram vários políticos e onde o ex-presidente Lula estava hospedado até esta madrugada(foto: Polícia Federal/Divulgação)
Em Brasília, a PF está no hotel Golden Tulip, onde moram vários políticos e onde o ex-presidente Lula estava hospedado até esta madrugada (foto: Polícia Federal/Divulgação)

São Paulo – A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta terça-feira, a Operação Xepa, 26ª fase da Lava-Jato. Cerca de 380 policiais federais cumprem 110 ordens judiciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. Um dos alvos da operação é o Grupo Odebrecht. Estão sendo cumpridos 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e 4 mandados de prisão preventiva.

Primeiras informações da PF dizem que há indícios de que o grupo Odebrecht se utilizou de operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para o pagamento de vantagens indevidas a terceiros, vários deles com vínculos diretos ou indiretos com o poder público em todas as esferas, a partir do material apreendido na Operação Acarajé.

Os investigados responderão pelos crimes de corrupção, evasão de divisas, organização criminosa e lavagem de ativos. Os investigados conduzidos coercitivamente serão ouvidos em suas respectivas cidades, enquanto os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

"Tendo em vista que, em decorrência da análise de parte do material apreendido, descortinou-se um esquema de contabilidade paralela no âmbito do Grupo Odebrecht destinado ao pagamento de vantagens indevidas a terceiros, vários deles com vínculo direto com o poder público em todas as esferas", informa nota da PF.


Xepa que é um desdobramento da Acarajé, a 23ª etapa, que atingiu o publicitário João Santana, ex-marqueteiro das campanhas eleitorais da presidente Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a mulher e sócia Monia Moura.

Em Brasília, a PF está no hotel Golden Tulip, onde moram vários políticos e onde o ex-presidente Lula estava hospedado até esta madrugada. O local fica próximo ao Palácio da Alvorada.

João Santana e Monica Moura estão presos preventivamente em Curitiba, base da Lava-Jato.

Os mandados estão sendo cumpridos um dia depois da Operação Polimento, 25ª etapa da Lava-Jato, deflagrada em Portugal. A fase internacional pegou o empresário Raul Schmidt Felipe Junior, que estava foragido desde julho de 2015.

Veja a lista dos mandados

28 mandados de condução coercitiva

(Alvos com múltiplos endereços)

11 mandados de prisão temporária

(Alvos com múltiplos endereços)

04 mandados de prisão preventiva

(Alvos com múltiplos endereços)

67 mandados de busca e apreensão divididos da seguinte forma:

29 - Estado de São Paulo: 01 - Guarujá/SP - 01 - Guarulhos/SP - 02 - Jundiaí/SP - 01 - Valinhos/SP - 25 - São Paulo/SP

18 - Estado do Rio de Janeiro: 01 - Angra dos Reis/SP - 17 - Rio de Janeiro

08 - Estado da Bahia: 07 - Salvador / 01 - Mata de São João

04 - Distrito Federal: 04 - Brasília

04 - Estado de Pernambuco: 04 - Recife

03 - Estado de Minas Gerais: 02 - Belo Horizonte / 01 - Nossa Fazenda

01 - Estado do Rio Grande do Sul - 01 - Porto Alegre

 

Com agências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)