(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula admite pela primeira vez que pode disputar a presidência em 2018

Ele disse que espera que haja outros candidatos, mas afirma que, "se for necessário", irá para a disputa " trabalhar e não deixar a oposição ganhar as eleições"


postado em 28/08/2015 08:59 / atualizado em 28/08/2015 13:05

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nessa quinta-feira (27) de encontro, em Montes Claros com movimentos sosciais(foto: Danilo Evangelista/Esp. EM/D.A Press)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nessa quinta-feira (27) de encontro, em Montes Claros com movimentos sosciais (foto: Danilo Evangelista/Esp. EM/D.A Press)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu pela primeira vez, nesta sexta-feira, que poderá disputar a Presidência da República em 2018. Em entrevista à Rádio Itatiaia, em Montes Claros, no Norte de Minas - onde participou nessa quinta-feira (27) de encontros com movimentos sociais-, Lula disse que "a oposição engana-se se acha que o PT está acabado, que não haverá disputa em 2018". Lula afirmou que "se for necessário", ele será candidato e vai "trabalhar para a oposição não ganhar as eleições".

Ao ser perguntado se acreditava no impeachment da presidente Dilma Rousseff, Lula disse que descarta essa hipótese e que a oposição precisa "parar de resmungar" pedindo a saída da presidente. Para Lula, as dificuldades enfrentadas por Dilma serão superadas na medida da recuperação econômica do país. O ex-presidente disse também acreditar que o país terá "um 2015 sofrido'. Mas, segundo ele, 2016 " começa a melhorar". A previsão de Lula choca-se, no entanto, com fala da própria Dilma, em entrevista nesta semana. Depois de admitir que errou no ano passado ao não enxergar a crise que batia à porta do país, Dilma também afirmou que o país não pode esperar "nenhuma maravilha para 2016". Ou seja, Dilma afirmou que a crise econômica ainda será uma realidade no ano que vem .

"Lambendo as feridas"


O ex-presidente Lula também pediu para que a oposição tenha "paciência" para esperar a disputa eleitoral em 2018. "Eu perdi três eleições e ia para a casa lamber minhas feridas, me preparar, não ficava resmungando. Ninguém quer mais golpe nesse país", afirmou.

Lula retomou as viagens pelo país - começando por Montes Claros, nessa quinta-feira (27)-, a exemplo do que fez em períodos pré-disputa eleitoral. Ele disse que também vai voltar "a dar palpite". Segundo ele, não fazia isso antes por que achava que, como ex-presidente, era necessário deixar a Dilma governar. Lula adiantou que discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) será o foco de suas viagens pelo país. Ele, no entanto, não entrou no mérito se há nessa prioridade uma coincidência com o lema lançado pela própria Dilma no discurso de posse do segundo mandato, quando ela lançou o slogan "´Brasil, pátria educadora".

Lava-Jato

Lula participa nesta sexta-feira de ato em defesa da Petrobras e da democracia, às 18h, no espaço Chevrolet Hall, em Belo Horizonte. O evento a favor da maior estatal do país faz parte do o 12º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Minas Gerais. Na entrevista à Rádio Itatiaia, ele também respondeu novamente sobre  se sabia do esquema de corrupção na maior estatal brasileira. Lula voltou a negar que soubesse dos desvios de recursos na empresa petrolífera.

"Gostaria de ter sabido", afirmou ele, acrescentando, contudo, que assim como ele a Polícia Federal, o Ministério Público e a imprensa também não sabiam da corrupção na Petrobras. "Só descobre (esquema de corrupção) quando as coisas podres aparecem", afirmou o ex-presidente.

De acordo com Lula, "haverá um dia que o país agradecerá o governo da presidente Dilma e do PT" pela Operação Lava-Jato, instalada há pouco mais de um ano. Ele justificou a gratidão alegando que as investigações acontecem "sem intromissão" do governo. "É desagradável, é ( a corrupção descoberta). Teve gente do PT que errou, teve", admitiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)