(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POSSE

Pimentel assume hoje como o primeiro petista a ocupar o Palácio da Liberdade

Novo governador de Minas toma posse na manhã de hoje enfrentando o desafio de tornar realidade nos próximos quatro anos as promessas feitas aos eleitores durante a campanha


postado em 01/01/2015 00:12 / atualizado em 01/01/2015 08:05

Desde terça-feira estão montadas as estruturas para as solenidades. No Palácio da Liberdade, haverá a transmissão do cargo (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Desde terça-feira estão montadas as estruturas para as solenidades. No Palácio da Liberdade, haverá a transmissão do cargo (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
O economista Fernando Damata Pimentel (PT) assume hoje, às 9h, o governo de Minas Gerais e entra para a história do seu partido como o primeiro petista a ocupar o Palácio da Liberdade – uma alternância de poder depois de 12 anos de gestão do PSDB. Eleito em primeiro turno nas eleições de outubro, o ex-prefeito de Belo Horizonte por dois mandatos e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo Dilma Rousseff (PT) teve o aval de 5,3 milhões de mineiros, que o escolheram nas urnas. Na equipe anunciada na terça-feira – 22 secretários e seis dirigentes de órgãos da administração indireta –, estão alguns de seus principais aliados ao longo da carreira política.

Nos quatro anos em que estiver à frente do Executivo, Fernando Pimentel e sua equipe terão o desafio de concretizar vários compromissos firmados com diversos setores da sociedade em três meses de campanha eleitoral. Entre eles, erguer 77 centros de especialidades médicas, criar 12 mil vagas na Polícia Militar, tirar do papel o projeto de expansão do metrô de Belo Horizonte, revitalizar o Anel Rodoviário da capital, universalizar a oferta de ensino técnico e profissional, ampliar as ofertas de educação infantil e renegociar a dívida estadual, orçada em R$ 71,5 bilhões e que sufoca o estado. A primeira medida a ser adotada quando se sentar na cadeira de governador, segundo o próprio Pimentel, será a criação de fóruns regionais de participação popular, voltados para a definição das demandas de cada região do estado

Para tornar-se oficialmente o 47º governador do estado de Minas Gerais, Pimentel passará por duas solenidades. A primeira delas será na Assembleia Legislativa, onde ele e seu vice, Antônio Andrade (PMDB), serão empossados oficialmente no cargo. Lá, a dupla passará em revista pelos Dragões da Inconfidência, grupamento de honra da Polícia Militar, e será recebida por uma comitiva de parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras municipais. A cerimônia será conduzida pelo presidente da Casa, Dinis Pinheiro (PP) – candidato derrotado a vice-governador na chapa encabeçada por Pimenta da Veiga (PSDB).

O Hino Nacional será cantado pelo rapper mineiro Flávio Renegado, nascido e criado no Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte. Fernando Pimentel e Antônio Andrade entregarão suas declarações de bens e, em seguida, será firmado o compromisso constitucional, com leitura do termo de posse, assinado pelo novo governador e pelo seu vice. Ambos farão discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, de onde seguirão para a cerimônia de transmissão de cargo no Palácio da Liberdade. No local, Pimentel receberá das mãos do governador Alberto Pinto Coelho (PP) o Grande Colar da Inconfidência, símbolo correspondente à faixa presidencial.

Telões O cortejo na alameda da Praça da Liberdade até o Palácio da Liberdade – sede do governo mineiro até março de 2010 – será acompanhado por políticos e aliados e pelo músico mineiro Sérgio Pererê. Durante o ato, telões côncavos projetarão imagens de Minas Gerais. Para cantar o hino, foi convidada a cantora mineira Titane. Pimentel fará o discurso como governador da sacada do Palácio, quando fará um brinde com aliados – em substituição à longa e tradicional fila de cumprimentos.

A previsão é de que as solenidades se encerrem pouco antes das 13h, quando o governador seguirá para Brasília para acompanhar a posse da presidente Dilma Rousseff (PT), reeleita para o cargo em outubro. Justamente em razão da posse da aliada, Fernando Pimentel preferiu solenidades mais enxutas. Ele dispensou, por exemplo, o uso do Rolls Royce Silver Wraith, ano 1953, no trajeto entre a Assembleia Legislativa e o Palácio da Liberdade. O carro, de um colecionador, foi usado pelos ex-governadores tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia em suas cerimônias de posse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)