(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corregedoria vai investigar invasão de rádio em BH para prender suspeito de fraude

Sem mostrar mandado, policiais civis entram em emissora de BH e levam à força marido de vereadora investigada em Confins


postado em 10/12/2014 06:00 / atualizado em 10/12/2014 08:24

Uma operação da Polícia Civil que investiga um esquema de fraude em licitações em quatro municípios mineiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte acabou em uma invasão, ao vivo, do estúdio principal da Rádio Itatiaia, durante o programa Chamada Geral, apresentado pelo jornalista Eduardo Costa. Dois policiais civis não identificados inromperam no estúdio para prender Armando Junio Pereira da Cruz quando ele concedia uma entrevista à emissora. Ele é casado com Flávia Renata Oliveira Silva Cruz – a Flávia de Lair (PSC) –, vereadora de Confins, um dos municípios investigados por suspeita de participação nessas irregularidades. “Quero comunicar aos senhores que, neste momento, dois policiais civis estão no estúdio da Rádio Itatiaia para prender o Armando, marido da vereadora de Confins”, disse Eduardo Costa ao vivo, que criticou a atitude, alegando não achar o ato “crível, lógico, correto”.

Mais cedo, logo pela manhã, a Polícia Civil cumpriu 24 mandados de apreensão e prisões temporárias e preventivas em Belo Horizonte, Confins, Vespasiano, Santa Luzia e Sete Lagoas para colher provas para essa operação, que tem entre seus investigados a vereadora e o presidente da Câmara de Confins, Aladir José Pessoa de Souza, além de funcionários públicos e empresários. Os nomes dos detidos ontem não foram revelados, mas entre eles estaria a vereadora. A reportagem tentou falar com alguém da família, mas ninguém respondeu ao pedido de entrevista deixado na residência do casal. Na Câmara Municipal de Confins, nenhuma informação foi dada sobre o caso.

Durante a entrevista, Armando alegou estar sendo perseguido pelo delegado Jonas Tomazzi, que coordena as investigações, depois que fez uma denúncia contra ele na Ouvidoria de Polícia. Durante parte da entrevista, ele não explicou de maneia clara o problema que teria tido com o delegado. Disse que tudo começou depois que o casal denunciou o desaparecimento de uma criança em Confins.

De acordo com informação da Rádio Itatiaia, durante o intervalo do programa, Armando foi preso sem que fosse apresentado o mandado. Imagens do circuito interno da emissora mostram o momento em que os policiais entram no prédio da rádio, no Bairro Bonfim, não exibindo documento com informações sobre a prisão. Eduardo Costa chegou a pedir a eles que aguardassem o fim do programa para realizar a prisão. “Nós, que não nos dobramos sequer na ditadura, não vamos aceitar. Ninguém vai prender ninguém dentro do estúdio da Rádio Itatiaia.” O apelo, no entanto, foi em vão.

NOTA Em nota, a Polícia Civil informou que já iniciou apuração do episódio. Segundo o texto, Armando é suspeito de coagir testemunhas da Operação Lavagem III, que “apura fraudes em licitações, organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos públicos e falsidade ideológica no município de Confins”, realizada em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário. “A Polícia Civil reafirma que rejeita quaisquer práticas que atinjam a liberdade de imprensa, atributo que caracteriza a reconhecida independência dos veículos de comunicação do nosso país.” O corregedor-geral adjunto, delegado Antônio Gama, esteve na emissora.

Ouça o áudio do momento da prisão:



Veja as imagens da ação dos policiais
:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)