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Estado de Minas

Pimentel faz críticas ao governo de Minas na gestão do turismo

Pimentel afirmou que o único circuito turístico lembrado pelo governo do estado é a Estrada Real, muito explorada, segundo ele, como peça de marketing, mas abandonada pela atual gestão


postado em 28/07/2014 00:12 / atualizado em 28/07/2014 08:04

Em Caxambu, Pimentel afirmou que o governo deixou o turismo desamparado(foto: Fernando Cavalcanti/Divulgação)
Em Caxambu, Pimentel afirmou que o governo deixou o turismo desamparado (foto: Fernando Cavalcanti/Divulgação)

O candidato a governador pelo PT, Fernando Pimentel (PT), criticou nesse domingo, em Caxambu, Sul de Minas, a gestão do turismo no estado nos últimos 12 anos. Seu principal adversário, Pimenta da Veiga (PSDB), que apresenta nesta segunda-feira a equipe encarregada de detalhar seu plano de governo e os canais para que o cidadão contribua com sugestões e apresente demandas, não teve agenda pública.


Pimentel afirmou que o único circuito turístico lembrado pelo governo do estado é a Estrada Real, muito explorada, segundo ele, como peça de marketing, mas abandonada pela atual gestão. “Temos aqui dois circuitos representados nesta plenária, o Circuito das Águas e o Circuito das Terras Altas da Mantiqueira, que têm potencial enorme e poderiam estar gerando renda e emprego para a população. Mas o único de
Pimenta da Veiga promete ouvir os eleitores para formatar o plano de governo(foto: Victor Schwaner/Divulgação)
Pimenta da Veiga promete ouvir os eleitores para formatar o plano de governo (foto: Victor Schwaner/Divulgação)
que o governo do estado fala é o da Estrada Real, que nem mesmo foi ele que criou”, afirmou o candidato, que passou o fim de semana no Sul de Minas fazendo campanha. Para Pimentel, o governo do PSDB pegou carona no circuito turístico da rota colonial, criado por Itamar Franco, para fazer propaganda. Entretanto, afirma, deixou as cidades desamparadas na gestão do turismo. “Se você for ao circuito da Estrada Real não vai ver os resultados”, garantiu.

O presidente do PT de Minas, deputado federal Odair Cunha, também criticou a política do estado para o setor turístico. “Criou-se uma ideia de que o estado investe em turismo, mas não é verdade. Investiram muito na marca da Estrada Real, mas não houve prioridade para os municípios receberem contrapartida social”, afirmou.

Plano de governo

Depois do domingo de descanso, Pimenta da Veiga apresenta  nesta segunda-feira, no comitê central da campanha, em Belo Horizonte, a equipe que vai compor seu plano de governo e detalha como serão formatadas as propostas e colhidas as contribuições dos eleitores. “Estamos recolhendo sugestões durante a campanha, nas ruas e nos encontros com as lideranças. Estamos ouvindo os mineiros desde já e é isso que vamos fazer no governo, com uma gestão participativa, como fiz na Prefeitura de Belo Horizonte”, afirmou Pimenta da Veiga, por meio de sua assessoria de comunicação. De acordo com o candidato, a descentralização administrativa será um dos pontos básicos do plano, com o objetivo de “levar o governo para mais perto do cidadão".

Coordenado por Paulo Paiva, ex-ministro do Trabalho do governo Fernando Henrique Cardoso e professor da Fundação Dom Cabral, o plano de governo está sendo elaborado a partir das diretrizes básicas entregues ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) juntamente com o pedido de registro da candidatura.

Depois do evento no comitê central, Pimenta Viaja para Ponte Nova, na Zona da Mata, acompanhado dos candidatos a vice-governador, Dinis Pinheiro (PP), e a senador, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB). Ao longo da semana, ele vai visitar cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do interior do estado, além de ter encontros com lideranças e fazer gravações para os programas eleitorais gratuitos no rádio e na TV, que começam em 19 de agosto.

VASSOURA
O TRE mineiro tem investido na prevenção de propagandas que causem poluição visual por meio da campanha Sujeira não é legal, divulgada amplamente pelas redes sociais. Desde 2010, o órgão prega entre os candidatos e os eleitores a campanha limpa, usando mensagens na televisão, rádio e outros veículos de comunicação. O símbolo usado pelo TRE é uma vassoura, dando a ideia de que é preciso varrer a sujeira das campanhas. Uma das orientações passadas aos candidatos é fazer peças de divulgação com material reciclável, imprimindo nos santinhos um aviso para que quem os receba não jogue o folheto nas vias públicas.


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