(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ALMG reforça pedido de nova perícia na morte de JK

A suspeita é que o motorista de JK tenha sido baleado e que o ex-presidente tenha sido vítima de um atentado


postado em 17/10/2013 06:00 / atualizado em 17/10/2013 08:06

Foi reforçado nessa quarta-feira em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas o pedido para que o governo do estado autorize nova perícia no fragmento metálico encontrado no crânio do motorista do ex-presidente Juscelino Kubitschek, Geraldo Ribeiro. A suspeita é de que o motorista tenha sido baleado e que JK tenha sido vítima de um atentado. Segundo o assessor da Comissão da Verdade de São Paulo, Ivo Patarra, o governador Antonio Anastasia já determinou que a Polícia Civil de Minas Gerais faça uma busca em seus arquivos para localizar a suposta bala. Segundo o laudo de uma perícia realizada em 1996, no entanto, o fragmento metálico seria um prego do caixão.

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil seção Minas Gerais (OAB-MG), William Santos, cópias das notas taquigráficas da reunião serão enviadas à Comissão Nacional da Verdade como maneira de pressioná-la a se dedicar mais ao caso. A OAB elaborou um dossiê detalhado sobre a morte do ex-presidente no ano passado que foi enviado à comissão. Membros da Comissão da Verdade de Minas Gerais e o presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous, também estiveram presentes. Santos considera a reunião das três comissões um passo importante para que a morte do ex-presidente seja esclarecida.

 

Sede do dops tombada

O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte aprovou ontem o tombamento do prédio do antigo Dops, na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte. O prédio do atual Departamento de Investigação Antidrogas da Polícia Civil vai se tornar um centro de memória. No dossiê usado como argumento para sustentar o pedido de tombamento do prédio foram apresentados inúmeros relatos sobre práticas de torturas cometidas no local.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)