(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula cobra renovação ao PT


postado em 17/07/2013 06:00 / atualizado em 17/07/2013 07:45

Ex-presidente Lula diz que protestos refletem aumento da democracia(foto: joka madruga/futura press/folha press - 11/8/12)
Ex-presidente Lula diz que protestos refletem aumento da democracia (foto: joka madruga/futura press/folha press - 11/8/12)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu nessa terça-feira que o PT precisa de renovação e, também, retomar a comunicação com os movimentos sociais após a onda de protestos que ocorreu em junho em todo o país. "Mesmo o Partido dos Trabalhadores, que eu ajudei a fundar, e que contribuiu muito para modernizar e democratizar a política no Brasil, precisa de uma profunda renovação. É preciso recuperar suas ligações diárias com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para novos problemas, e fazer as duas coisas sem tratar os jovens de forma paternalista", disse Lula em sua coluna mensal à agência de notícias do jornal The New York Times.

O ex-presidente disse que discorda dos analistas que atribuem a recente onda de protestos no Brasil a uma rejeição à política. "Eu acho que é precisamente o oposto: eles (manifestantes) refletem um esforço para aumentar o alcance da democracia, para incentivar as pessoas a participar mais plenamente", escreveu o ex-presidente.

Lula disse ainda que as manifestações são em grande parte resultados das implantações de medidas sociais, econômicas e políticas no país. "Na última década, o Brasil dobrou o número de estudantes universitários, muitos de famílias pobres, e houve redução drástica da pobreza e da desigualdade", argumentou. O ex-presidente também destacou que a juventude de hoje não viveu a repressão da ditadura militar, o aumento da inflação na década de 80 e do desemprego que assolou o país nos 1990. Segundo Lula, eles querem mais e é compreensível que haja esses protestos.

"Eles querem a melhoria da qualidade dos serviços públicos. Milhões de brasileiros, incluindo os da classe média emergente, comprou seu primeiro carro e começaram a viajar de avião. Agora, o transporte público deve ser eficiente, tornando a vida nas grandes cidades menos difícil", afirmou ele.

Lula destacou o uso das redes sociais durante a onda de protestos pelo país e disse que os jovens querem ser ouvidos. O ex-presidente afirmou que é "necessário pensar em novas formas de participação politica e que as instituições devem usar as novas tecnologias como forma de promover o diálogo com a sociedade".

No final de sua análise, Lula elogiou a presidente Dilma Rousseff por propor um plebiscito para realizar as reformas políticas no país e, também, por pedir um compromisso nacional para melhorar a saúde, a educação e o transporte público.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)