(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Violência pega carona em ato antes do jogo entre Brasil e México

Protesto termina em confusão, com dezenas de feridos entre PMs e manifestantes. Movimento se espalha pelo interior do país


postado em 20/06/2013 06:00 / atualizado em 20/06/2013 07:20

João Valadares, Edson Luiz, Adriana Caitano e Étore Medeiros

Com paus e pedras, jovens enfrentaram policiais para furar bloqueio próximo ao estádio, na capital cearense (foto: Davi Pinheiros/Reuters)
Com paus e pedras, jovens enfrentaram policiais para furar bloqueio próximo ao estádio, na capital cearense (foto: Davi Pinheiros/Reuters)
 
Brasília – Manifestantes aproveitaram a visibilidade internacional do jogo entre Brasil e México pela Copa das Confederações, realizado ontem à tarde, na Arena Castelão, em Fortaleza, para promover um protesto contra os elevados gastos na construção dos estádios do Mundial 2014 no país. Durante confrontos de mais de quatro horas, a Polícia Militar cearense utilizou bombas de efeito moral, spray de pimenta e balas de borracha. Oito policiais, dois repórteres e dezenas de integrantes do movimento ficaram feridos. Um carro da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) foi incendiado. Houve protestos também em cidades do interior e em outras seis capitais. Hoje, grandes atos estão programados para as principais cidades brasileiras.

Na capital cearense 25 mil pessoas participaram da manifestação, segundo a polícia. Organizadores do movimento, entrentanto, calcularam 50 mil pessoas. Alguns torcedores, com ingresso nas mãos, desistiram de entrar no estádio. O ato teve início ao meio-dia, quando uma barreira policial foi montada para evitar que os integrantes do movimento se aproximassem da Arena Castelão. Muitos torcedores, incluindo idosos e crianças, que estavam entrando no local para assistir à partida, sofreram com os efeitos do spray de pimenta utilizado pelos policiais. Uma torcedora chegou a desmaiar ao inalar o gás jogado pela polícia. Ela foi encaminhada a um hospital público e liberada em seguida.

Parte do grupo que protestava do lado de fora gritava “Não à violência”, além de palavras de ordem contra o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), e a presidente da República, Dilma Rousseff (PT). As duas principais vias que dão acesso ao Castelão foram interditadas. Um grande congestionamento se formou em vários bairros de Fortaleza. Apenas duas avenidas davam acesso ao estádio.

Às 15h30, os ânimos se arrefeceram. Após o início da partida, às 16h, um pequeno grupo de manifestantes ainda resistia. Pedras e objetos foram atirados contra os policiais após o Batalhão de Choque arremessar bombas de efeito moral. Quando o grupo estava bastante reduzido, a PM avançou com a cavalaria e conseguiu acabar com o protesto. Às 17h, ocorreu um novo confronto, em menores proporções. O cenário visto após o fim do protesto era de guerra: várias barricadas em chamas e muita munição espalhada pelo chão. De acordo com informações da Polícia Civil do Ceará, três pessoas foram presas sob justificativa de ter incitado agressão a policiais.

Dentro do Castelão, vários torcedores driblaram as regras impostas pela Fifa, que não permite manifestação política dentro dos estádios. Diversos cartazes de protesto podiam ser vistos na arquibancada. “Queremos escolas e hospitais no padrão Fifa”, lia-se em um deles.

Além de Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo, Macapá, Boa Vista, São Luís e Cuiabá tiveram passeatas com milhares de pessoas nas ruas. O movimento já se espalhou também por pelo menos 80 cidades do interior do Brasil. Apesar de São Paulo ser o estado onde mais cidades tiveram as ruas ocupadas pela população (33 municípios), no Rio de Janeiro o número de manifestantes que aderiram aos protestos no interior foi o mais elevado
(28,3 mil pessoas), desde segunda-feira. O destaque de ontem foi Niterói, na região metropolitana da capital, onde o ato terminou em tumulto e a Ponte Rio-Niterói chegou a ser interditada. Também houve tumultos em Macapá, onde 20 mil foram às ruas.

Destruição

Já a capital paulista teve uma menor movimentação, em comparação com os dias anteriores, enquanto contabiliza os prejuízos da destruição que marcou a noite de terça-feira, quando pelo menos 29 lojas e agências bancárias foram depredadas, pichadas, saqueadas ou incendiados. Lixeiras plásticas foram arrebentadas e queimadas. Prédios históricos, tombados, também foram alvo de violência. As imagens das cenas de saque mostram que a polícia demorou a agir. Quando chegou, usou o arsenal clássico (exceto balas de borracha, cujo uso foi proibido pelo governo estadual): bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta.

Em nota, a Secretaria de Segurança de SP informou que “os episódios de são fatos isolados, provocados por uma pequena minoria”. Até a noite de ontem, 69 pessoas haviam sido detidas, entre elas o estudante de arquitetura Pierre Ramon, de 20 anos, identificado como o homem de camisa branca que aparece em várias imagens participando ativamente da depredação da fachada da Prefeitura de São Paulo: ele jogou pedras na guarda municipal, tentou invandir a sede do governo paulistano e, depois, usou as grades que separavam a manifestação para quebrar vidros do prédio.

Nas manchetes internacionais

O sexto dia de manifestações em São Paulo e o segundo seguido de mobilizações no Brasil foi destaque em jornais europeus, dos Estados Unidos e da América Latina. O americano The New York Times publicou uma foto em sua capa, em que mostra um policial jogando gás de pimenta em uma manifestante no Rio de Janeiro. A publicação destacou a tentativa das lideranças  brasileiras de buscar soluções para dar fim aos protestos e citou a reunião entre a presidente Dilma Rousseff, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde de terça-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)