(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com tumulto e bate-boca, sessão que vota MP dos Portos é suspensa

O clima na Câmara já estava tenso com a troca de acusações entre Ronaldo Caiado (DEM) e Antony Garotinho (PR) quanto o deputado mineiro Toninho Pinheiro (PP), invadiu o plenário protestando por recursos para a saúde


postado em 14/05/2013 17:20 / atualizado em 14/05/2013 18:34

O deputado Toninho Pinheiro (PP-MG) teve que ser contido por seguranças da Câmara(foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)
O deputado Toninho Pinheiro (PP-MG) teve que ser contido por seguranças da Câmara (foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)

A sessão extraordinária da Câmara dos Deputados para votar a Medida Provisória dos Portos terminou em tumulto. A sessão que estava tensa por causa da troca de acusações entre o líder do DEM, Ronaldo Caiado, e do PR, Antony Garotinho, teve que ser encerrada. O deputado Toninho Pinheiro (PP) invadiu o espaço destinado à presidência da Casa com uma faixa que pedia recursos para a saúde. Bastante alterado, o deputado mineiro teve que ser contido por seguranças e outros deputados de Minas. Na faixa,  Pinheiro informava que o governo empenhou R$ 8,3 bilhões em recursos de emendas parlamentares para a saúde, mas que os recursos não foram liberados. Após o incidente, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB), suspendeu a sessão. A reunião foi remarcada para as 17h30.

Antes da invasão, o clima já havia esquentado a ponto de o presidente da Casa pedir “pelo amor de Deus” para que o clima de respeito fosse reestabelecido. “Pelo amor de Deus, vamos restabelecer o respeito. Vamos encerrar essa questão que nos apequena”, disse. O apelo veio durante a troca de acusações entre Caiado e Garotinho.

Em resposta às denúncias de Garotinho, Caiado (DEM), disse que o líder do PR "faz parte do chiqueiro", em alusão à declaração de Garotinho, na semana passada, de que a MP dos Portos (595/12) tinha se tornado a MP dos Porcos. "Estou convencido de que vossa excelência faz parte do chiqueiro; está contaminado com a catinga dos porcos", disse Caiado. Ele se referiu a Garotinho como "chefe de quadrilha", e afirmou que ele deveria estar na cadeia e que o deputado não teria moral para comentar a honra dos outros deputados. Caiado engrossou o tom. "Garanto que, daqui para fora, o senhor é um frouxo, amarela. Não venha achar que vai fazer o jogo e pressionar as pessoas de bem deste Plenário".

Em sua fala no plenário nesta terça-feira, Garotinho (PR) voltou seu discurso contra o PSDB e DEM. Ele criticou os dois partidos por terem anunciado obstrução à MP dos Portos por conta das denúncias feitas por ele na semana passada de que a emenda aglutinativa do PMDB tornaria a MP em "show do milhão". Dessa vez, Garotinho disse que PSDB e DEM deveriam entrar em contato com o empresário Daniel Dantas para saber quais interesses estão por trás da MP dos Portos. "Se DEM e PSDB querem tanto informação sobre a MP, a terão no tempo oportuno, mas PSDB e DEM conhecem bem Daniel Dantas. Se quiser saber mais detalhes do que irei revelar no Conselho de Ética, pegue o dedo e ligue para Daniel Dantas", disse. Dantas é controlador do banco Opportunity, já foi investigado pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal, e pela CPI dos Correios.

O líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), disse que só conhece Dantas quando o investigou na CPI dos Correios. "O PSDB entende que, se esta Casa está sob suspeição, não fazemos parte disso; o PSDB e favorável à modernização, à privatização, mas o processo se maculou por completo", disse.

Com agência


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)