(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MORTE POR LESÃO E MAUS-TRATOS

Vladimir Herzog ganha atestado de óbito

Estado reconhece oficialmente que jornalista morreu depois de sofrer tortura no DOI-Codi


postado em 16/03/2013 06:00 / atualizado em 16/03/2013 07:15

A viúva, Clarice, e o filho Ivo Herzog (E) recebem a nova certidão de óbito (foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO)
A viúva, Clarice, e o filho Ivo Herzog (E) recebem a nova certidão de óbito (foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO)


Brasília – Depois de quase 38 anos de espera e indignação, a família de Vladimir Herzog recebeu nessa sexta-feira a nova certidão de óbito do jornalista, que morreu em 25 de outubro de 1975. No documento, emitido por ordem do juiz Márcio Bonilha Filho, a pedido da Comissão Nacional da Verdade (CNV), passou a constar a causa da morte por “lesão e maus-tratos”, substituindo “morte por asfixia mecânica”, expressão registrada no documento original, emitido durante a ditadura militar.

Vladimir Herzog, nascido na Croácia, era diretor da TV Cultura de São Paulo quando foi convocado a prestar esclarecimentos sobre sua ligação com o Partido Comunista Brasileiro ao Departamento de Operações de Informações e Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), do II Exército, em São Paulo. O jornalista compareceu ao local e foi torturado até a morte. À época, o Exército alegou que Herzog se enforcou com um cinto do uniforme de presidiário. Uma foto foi montada para apoiar a versão.

A entrega da nova certidão de óbito de Herzog ocorreu em cerimônia no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. O documento foi recebido pela viúva do jornalista, Clarice, e pelos filhos, Ivo e André. “O atestado conserta um absurdo feito contra a família, uma humilhação, de nos forçar a aceitar que ele teve uma atitude covarde de suicídio. A maior alegria é pelo que isso pode significar para outras famílias que passam até hoje pela mesma tortura”, afirmou Ivo, diretor do Instituto Vladimir Herzog, em entrevista ao Estado de Minas. “Eu cresci sem pai, cresci embaixo da sombra de um mártir da ditadura”, lamentou.

Ivo torce para que o Supremo Tribunal Federal reveja a posição adotada quanto aos crimes do passado militar do país, entre 1964 e 1985. O entendimento do STF é de que a anistia vale tanto para as forças de resistência ao golpe quanto para os militares envolvidos em torturas e outros crimes.

O deputado federal Nilmário Miranda (PT-MG) endossa o pedido da família Herzog. “Em algum momento o Brasil vai ter de saldar essa dívida”, afirma. Para Miranda, que foi secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, a apuração dos crimes da ditadura seria um ajuste necessário para o futuro da democracia brasileira. “O caminho do processo democrático é de desfazer a impunidade dos crimes contra a humanidade cometidos no passado. Recuperar esse passado é o primeiro passo para evitar a repetição da tortura e das execuções, que acontecem até hoje”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)