(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lacerda indica mais um secretário e aliados aguardam novas nomeações na PBH

Com Marcelo Piancastelli na pasta de Finanças, Marcio Lacerda indica mais um nome técnico do novo secretariado


postado em 26/02/2013 06:00 / atualizado em 26/02/2013 07:51

Assim como fez para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Informação, indicando o consultor de empresas sem vinculação partidária Leonardo Pessoa Paolucci, também para a Secretaria de Finanças Marcio Lacerda fez escolha técnica. Trata-se do economista Marcelo Piancastelli.

Com trabalhos publicados sobre a evolução da situação financeira dos estados após a renegociação da dívida com a União, Piancastelli presidiu por quase dez meses a Companhia Imobiliária do Distrito Federal (Terracap) e foi por nove meses secretário da Fazenda do Distrito Federal no governo Agnelo Queiroz (PT). Piancastelli vai assumir a pasta no lugar de Luiz Schwarcz, do BDMG, que havia sido chamado interinamente para substituir o economista José Afonso Bicalho, que durante 2003 e 2012 comandou a pasta.

Nascido em Belo Horizonte (MG), Piancastelli é formado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre pela Universidade de Manchester (Inglaterra), PhD pela Universidade de Kent, Canterbury (Inglaterra) e pós-doutor pela University of Kent (Keynes College). Foi também professor universitário, teve passagens no setor privado e em diversos cargos na administração pública, como no Ministério da Indústria e do Comércio, Ministério da Fazenda, Tesouro Nacional, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Estratégia Com a nomeação de Piancastelli, Lacerda garante as duas principais secretarias técnicas com nomes em que aposta para a condução de seu plano de governo. Ele manterá também nomes de sua confiança no governo, em alguns casos remanejando pastas. São todos antigos colaboradores, egressos das empresas que já pertenceram ao prefeito reeleito, entre eles Josué Valadão (Governo), Marcello Abi-Saber (Relações Institucionais) e Píer Giorgio Senesi Filho (Serviços Urbanos).

Ainda mantendo os nomes do futuro governo em sigilo, Lacerda se prepara, depois de ter fechado acordo com o PSDB em torno das pastas a serem ocupadas, para concluir as negociações com as demais legendas aliadas. O prefeito promete anunciar os principais cargos do primeiro escalão no máximo até depois de amanhã.

Enquanto isso, vereadores pressionam

Na Câmara Municipal de Belo Horizonte, cada um dos 21 vereadores do grupo que reelegeu Léo Burguês à Presidência da Câmara está exigindo do Executivo de 20 a 25 vagas para indicar aliados, segundo informação de bastidores. Os cargos de gerente e assessoria das regionais são os mais cobiçados pelo grupo. Já o vice-presidente da Casa, Wellington Magalhães (PTN), estaria interessado na Regional Noroeste, seu curral eleitoral. O líder de governo, vereador Preto (DEM) pediu, segundo uma fonte ligada a ele, a Regional Leste, além de duas diretorias na Empresa Municipal de Turismo de
Belo Horizonte (Belotur), gerências da Regional Oeste e assessorias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)