(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de Manga e Montalvânia esperam asfalto há 30 anos


postado em 24/02/2013 00:12 / atualizado em 24/02/2013 11:41

Luiz Ribeiro
Enviado especial


Rodovia que liga Itacarambi a Manga alterna trechos de terra e do asfalto de 15 anos atrás(foto: Solon Queiroz/Esp EM DA Press)
Rodovia que liga Itacarambi a Manga alterna trechos de terra e do asfalto de 15 anos atrás (foto: Solon Queiroz/Esp EM DA Press)
Itacarambi e Manga – Os moradores de Manga e Montalvânia, no Vale do Rio São Francisco, no Norte de Minas, esperam a chegada do asfalto há 30 anos. Em 1998 parecia que a esperança se transformaria em realidade, quando um trecho de 10 quilômetros da BR-135 começou a ser pavimentado. Passados 15 anos, o asfalto da rodovia ainda é sonho. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), existem registros da destinação de R$ 25,5 milhões para as obras da rodovia, em valores de abril de 2002. A primeira paralisação ocorreu em janeiro de 2000.

Do total de 110 quilômetros entre Itacarambi e Montalvânia, o trecho de 48 quilômetros até Manga deveria ter sido o primeiro a ser concluído. No entanto, foi o primeiro a sofrer interrupção e até hoje as obras não foram retomadas. Quem viaja de Itacarambi para Manga, logo que atravessa os primeiros quilômetros, precisa tomar cuidado para evitar acidentes, pois existem apenas trechos de pista pavimentada que se alternam com outros, de terra, evidenciando que as obras foram interrompidas repentinamente.

Envie fotos e relatos de obras inacabadas em sua cidade para o e-mail politica.mg@diariosassociados.com.br

O ex-prefeito de Manga Joaquim Oliveira Sá Filho (PPS), o Quinquinha, revela que, além de irregularidades apontadas pelo TCU, os serviços na estrada entre Itacarambi e Manga foram interrompidos por problemas no licenciamento ambiental das obras. “Houve dificuldades também pelo fato de a estrada passar dentro de uma área indígena (da etnia xacriabá)”, informou Quinquinha, que administrou a cidade entre 2007 e 2012.

Há pouco mais de dois anos foi iniciada a pavimentação da estrada entre Manga e Montalvânia, dividida em dois trechos: de Manga até o distrito de Monte Rey, um trecho de 44 quilômetros, e de Monte Rey até Montalvânia, com 18 quilômetros. O asfalto do primeiro trecho foi concluído, mas a empreiteira responsável pela pavimentação dos 18 quilômetros restantes até Montalvânia abandonou os serviços há um ano, sem iniciar o asfaltamento.

 “No trecho entre Itacarambi e Manga houve uma época que chegaram a colocar uma camada de pedra e brita para receber o asfalto. Aí, interromperam as obras e o serviço que tinha sido feito acabou ficando perdido”, lamenta o advogado Geraldo Flávio de Macedo, que dirige uma organização não governamental (ONG) de defesa da comunidade de Montalvânia.

De acordo com o Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Montes Claros, a empreiteira contratada para asfaltar a estrada abandonou os serviços porque faliu. O órgão informou que está providenciando nova licitação para contratar uma outra firma e também providenciando um novo projeto para a pavimentação do trecho entre Itacarambi e Manga.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)