(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito Marcio Lacerda amansa tucanos com cargos na Prefeitura de BH

Prefeito e presidente do PSDB acertam a participação do partido no governo socialista e aparentemente encerram as divergências entre os dois lados


postado em 19/02/2013 06:00 / atualizado em 19/02/2013 07:19

Lacerda deve anunciar nos próximos dias os nomes que vão compor o primeiro escalão (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS - 27/12/12)
Lacerda deve anunciar nos próximos dias os nomes que vão compor o primeiro escalão (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS - 27/12/12)

Depois do estranhamento que marcou o início do novo mandato do prefeito Marcio Lacerda (PSB), socialistas e tucanos selaram a paz e acertaram os ponteiros para as indicações de governo. Dentro das condições colocadas por Lacerda – que não abre mão de avaliar o perfil técnico e psicológico das indicações para as funções –, na reunião realizada nessa segunda-feira entre o presidente estadual Marcus Pestana e o prefeito houve consenso para a maior parte dos cargos de primeiro escalão. O PSDB manterá as posições que ocupa hoje na Secretaria Municipal de Saúde, de Desenvolvimento, na BHTrans, além das regionais Pampulha e Barreiro. Vai também ampliar a participação, na condição de aliado principal, substituindo a posição ocupada pelo PT no mandato passado.

Os nomes não foram antecipados. Marcio Lacerda ainda ajusta o quebra-cabeça para acomodar todos os aliados, sem perder de vista, um só momento, o problema da governabilidade na Câmara Municipal, onde um grupo de vereadores que se institula “independente” assumiu o comando da mesa diretora. A expectativa é de que nos próximos dias o prefeito anuncie a composição do secretariado, que reservará ao PSB as secretarias que ocupa hoje – de Assuntos Institucionais, de Serviços Urbanos, além da Regional Leste, ampliando a influência para uma pasta na área social e outras secretarias regionais.

“A conversa com Marcio Lacerda foi conclusiva”, avaliou Pestana ao final da reunião. Ao todo, foram cinco encontros com o PSDB, dos quais dois tiveram também a participação do governador Antonio Anastasia e o senador Aécio Neves. Com a delegação de ambos, Pestana assumiu a condução no PSDB dessa interlocução, evitando as declarações mais enfáticas, em tom de exigências, de vereadores e deputados da base tucana, que ameaçavam azedar a relação. “Estamos longe de querer reproduzir uma política antiga, do é dando que se recebe, de pressões e chantagens para forçar concessões”, assinalou Pestana. “O relacionamento entre o PSDB e o PSB se dá em nível diferenciado dessas práticas conservadoras. Mapeamos no PSDB os cargos disponíveis e os nossos quadros. Oferecemos toda a reflexão e os elementos. É natural que o processo seja demorado, pois há uma preocupação com a qualidade da gestão e o compromisso com os resultados e metas”, disse Pestana.

Equação

A montagem do governo tem de associar sustentação política – não apenas na Câmara Municipal, mas também no estado – com a qualidade da gestão. “Não é equação simples. É complexa. Abrimos leque de alternativas, mas certamente haverá surpresas”, considerou o presidente do PSDB, em referência ao fato de que alguns nomes que ainda não foram cogitados serão chamados.

No PSDB, é certo que o deputado estadual João Leite, que é presidente municipal da legenda, permaneça na Assembleia Legislativa, onde será reconduzido à Presidência da Comissão de Segurança Pública. O parlamentar, que foi cotado para a Secretaria municipal de Polícias Sociais, comanda, no plano nacional, o Fórum Nacional das Comissões de Segurança Pública das assembleias legislativas e está muito preparado para fazer o debate. Há, contudo, a expectativa de que o ex-vereador Heleno filie-se ao PSDB e assuma a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O PSDB chegou a reivindicar, além das pastas que já ocupa, a Urbel, a Sudecap, a Belotur, a Prodabel, a Secretaria de Obras e Infraestrutura, pastas na área social, além das regionais Venda Nova, Nordeste e Barreiro. Não levará tudo, mas conseguirá ocupar pastas de peso político. Resolvida a situação com os tucanos no governo, Lacerda trata de pacificar as demandas dos outros partidos aliados. Dos 19 que integraram a coligação, o PPS quer a Secretaria de Educação, para a qual seria nomeado o vereador Ronaldo Gontijo, abrindo espaço na Câmara Municipal para a primeira suplente, ex-vereadora Sílvia Helena. O PV, representado na chapa vitoriosa pelo vice Délio Malheiros, pleiteia a Secretaria de Meio Ambiente e uma regional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)