(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PT escolhe Patrus para disputa em BH

Uma equipe formada pelo Deputado Miguel Corrêa Júnior, Roberto Carvalho e o próprio ex-ministro do governo Lula, devem escolher o nome para a vaga de vice


postado em 03/07/2012 18:02 / atualizado em 03/07/2012 20:46

O ex-ministro de Combate à Fome, Patrus Ananias, foi o escolhido pela executiva do PT para disputar as eleições para a prefeitura de Belo Horizonte. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira, em uma reunião que durou mais de duas horas entre os membros da comissão montada pelo diretório estadual, que tem como integrantes os deputados Rogério Correia, André Quintão e Miguel Corrêa Júnior. Também estava presente o presidente nacional da legenda, Rui Falcão.

O nome do vice ainda deve ser escolhido, mas vai sair de partidos que fazem parte da base aliada. Após a reunião, foi anunciada a criação de uma comissão formada pelo deputado Miguel Corrêa Júnior, Roberto Carvalho - presidente municipal da legenda, e até então, candidato do partido -, e Patrus. Essa comissão vai discutir e, conforme Miguel Corrêa Júnior, analisar para depois escolher um nome da base aliada que seja de consenso.

Ainda conforme o deputado, outra atribuição da comissão será convencer Carvalho de que a candidatura de Patrus vai trazer mais visibilidade para a chapa. “Reconhecemos o trabalho do Carvalho. Ele foi muito importante durante todo o processo, mas temos que optar por um nome mais competitivo”, disse.

No final do encontro desta terça, Rui Falcão destacou que o acordo entre PT e PSB em Belo Horizonte foi "rasgado unilateralmente" por Lacerda e que o rompimento de acordo em política "é uma coisa gravíssima". Falcão elogiou a postura de Roberto Carvalho em buscar uma candidatura própria nas discussões internas. "Ele sempre defendeu a candidatura própria, argumentando que o prefeito Márcio Lacerda poderia, a qualquer momento, nos surpreender. Temos de reconhecer hoje que o Roberto Carvalho, neste aspecto, tinha razão."

Procurado, Roberto Carvalho afirmou que até quinta-feira vai anunciar sua decisão que, segundo ele, estará de acordo com o que for melhor para a legenda. “Sempre fui um homem do diálogo e vou conversar com os membros da comissão. Vou optar pelo que for melhor para o partido”, declarou. Carvalho afirmou que está satisfeito, já que antes se encontrava isolado em relação à necessidade de uma candidatura própria do PT. “Todo o movimento foi vitorioso e consagrado. Antes todos diziam que eu era louco de defender a candidatura própria do partido. A história mostrou que eu estava certo”, comemorou.

Carvalho disse que vai se reunir nesta quarta-feira com o presidente nacional do partido, Rui Falcão. Na quinta-feira, prazo máximo para definição do nome da legenda, o encontro deve ser com a presidente Dilma Rousseff. Sobre a possibilidade de ser vice, o petista desconversou e afirmou que isso não é o mais importante. “Eu nunca pleiteei nada. Mas, se for de vontade do partido, eu aceito ser vice, sim. O importante é que o PT volte a ganhar as eleições e Belo Horizonte volte a ser feliz”, concluiu.

Oficialmente, o candidato do PT em Belo Horizonte é o atual vice-prefeito Roberto Carvalho, que nesta segunda fez o registro no TRE para garantir uma candidatura petista. Com o acerto desta terça, ele deverá abrir mão de sua candidatura em favor de Patrus.

Em entrevista ao Jornal Estado de Minas, Patrus já adiantou que aceitava a cargo, desde que contasse com a unidade do partido. “Uma candidatura como a minha só tem sentido se for na perspectiva de unidade, de consenso ou ampla maioria”, afirmou. Ele ainda fez questão de dizer que não pretende romper com Carvalho, com quem tem uma amizade de mais de 40 anos, anterior à criação do PT.

Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)