(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tucanos perdem espaço na PBH


postado em 16/06/2012 06:00 / atualizado em 16/06/2012 07:15

O PSDB perdeu um dos mais importantes cargos que mantinha na Prefeitura de Belo Horizonte. O titular da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Fernando Antônio Costa Janotti, foi exonerado e substituído pelo ex-secretário municipal adjunto de Planejamento e Controle José Lauro Nogueira Terror, também ex-vice-presidente da Construtel, uma das empresas que pertenceram ao prefeito Marcio Lacerda (PSB). A Sudecap é a responsável pela autorização das obras de grande porte realizadas em BH.

Os tucanos tentaram manter o cargo indicando o diretor de Irrigação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Reinaldo Alves Costa, um dos engenheiros responsáveis pela construção da Cidade Administrativa. O nome não chegou a ser vetado pelo prefeito, segundo um parlamentar filiado ao PSDB, mas foi colocado em espera por Lacerda, que preferiu José Lauro. Servidor concursado do estado, Janotti assumirá a Superintendência do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop).


Para o PSDB, a queda do aliado teria sido tramada pelo secretário de Obras e Infraestrutura, Murilo Valadares, filiado ao PT. A Sudecap está subordinada à pasta. “A cabeça dele já tinha sido colocada a prêmio pelo Murilo”, garante uma fonte tucana. As dificuldades entre os dois seriam de tal proporção que ambos não compareciam a uma mesma reunião. “A comunicação era só por e-mail”, revela um funcionário da prefeitura que não quis se identificar.


A perda do cargo acontece no momento em que PSB, PT e PSDB discutem a reedição da aliança que elegeu Lacerda em 2008, além da formação da chapa de candidatos a vereador. A Sudecap era um dos três cargos “de ponta” do PSDB na prefeitura. Os outros são a Superintendência da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e a Secretaria Municipal de Saúde. Os tucanos mantêm ainda o comando da Regional Pampulha, também considerado cargo de primeiro escalão. O indicado pelo partido, Osmando Pereira da Silva, deixou o posto para disputar a Prefeitura de Itaúna, Região Centro-Oeste de Minas. Para substituí-lo, o PSDB apresentou dois nomes. O vereador Pablito, líder do PSDB na câmara, defende o servidor municipal de carreira Humberto de Abreu Pereira, engenheiro, filiado ao partido. Já o deputado federal Eduardo Azeredo, responsável pela indicação de Osmando, quer no posto James Ladeia, lotado na Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab).


Troco


Lacerda exonerou ontem quatro servidores indicados pelo vereador Sérgio Fernando (PV): Wagner Bernardino de Souza, assessor na Secretaria de Governo; Jucinele Gonçalves Santos Lourenço, assessor na Secretaria Adjunta de Recursos Humanos; Luciana Mendes França, auxiliar de gabinete na Regional Centro-Sul; e Tânya Regina Campos Reis, encarregada de serviço na Regional Oeste. O parlamentar discutiu no plenário da Câmara na tarde de quinta-feira com o líder do governo, Tarcísio Caixeta (PT), quando ambos apresentavam requerimentos para votação e já havia reclamações na Casa de que vinha se comportando como integrante da oposição. “Está no papel do parlamentar se posicionar do modo que achar adequado em relação ao governo”, amenizou Caixeta. O vereador do PV, partido que tem como candidato a prefeito o deputado estadual Délio Malheiros, rebateu: “O líder prometeu que todas as minhas indicações para a prefeitura cairiam hoje, caso contrário, deixaria a representação de Lacerda na Câmara”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)