(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Demanda motivou consulado norte-americano em Belo Horizonte

Entrevista/Dennis Hearne, cônsul geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro


postado em 10/04/2012 06:00 / atualizado em 10/04/2012 06:39

Entre o anúncio formal para a instalação do consulado norte-americano em Belo Horizonte e o funcionamento da representação diplomática serão aproximadamente dois anos. A avaliação é de Dennis Hearne, cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, em sua quarta missão diplomática no Brasil. “Queremos abrir o novo consulado até 2014”, disse. Em decorrência da significativa demanda por vistos em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul as capitais dos dois estados foram escolhidas pelo governo norte-americano, informou Hearne.

Como foi o processo de escolha de BH?

R. Basicamente queremos com os novos consulados aumentar a capacidade para o processamento dos vistos. Em Porto Alegre e em Belo Horizonte há um alto fluxo das pessoas requerendo vistos. Esses novos consulados facilitarão o turismo e o comércio com esses estados. Desde o ano passado aumentamos em mais de 60% a emissão de vistos. Só o Consulado Geral do Rio de Janeiro concede 2 mil vistos por dia. É bastante significativo o número concedido a Minas Gerais. Além da alta demanda, há também o desejo de ampliar os nossos laços culturais e comerciais com Minas, onde moram muitos americanos.

Ao lançar no ano passado o movimento político pela instalação do consulado em Minas, o empresariado mineiro cogitou a possibilidade de oferecer instalações físicas para a nova representação. O governo norte-americano cogita aceitar a oferta?

R. Nossa intenção é pesquisar o mercado, identificar um local adequado e alugarmos o espaço. Mas agradecemos o apoio da comunidade. Conversei com o governador Antonio Anastasia e o prefeito Marcio Lacerda. Eles estão muito contentes com a notícia. Ofereceram o apoio para a busca de um lugar ideal.

Qual a previsão de instalação do novo consulado?

R. Queremos abrir até 2014. Se tudo der certo, acharmos um lugar, vamos trabalhar a todo vapor para em 2014 oferecermos vistos, além dos serviços comerciais, culturais, enfim, tudo o que os nossos consulados oferecem.

Até 2014, os procedimentos para a obtenção do visto serão os mesmos…

R. Sim. Embora Minas Gerais seja tecnicamente parte do nosso distrito consular no Rio de Janeiro, o brasileiro pode solicitar o visto em qualquer posto no país que ache mais conveniente. Pode solicitar no Rio, em Brasília, em São Paulo ou em Recife até a nova representação em Belo Horizonte entrar em plena operação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)