(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PPS recorrerá contra proibição do Twitter pelo TSE

De acordo com informações do partido, um mandado de segurança será protocolado no próprio TSE assim que for publicada a decisão tomada na quinta-feira pelo tribunal


postado em 16/03/2012 19:34

Um dia após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter proibido a pré-campanha no Twitter, o PPS anunciou nesta sexta-feira que vai recorrer à Corte alegando que a vedação viola o direito de livre pensamento que é garantido pela Constituição Federal.

De acordo com informações do partido, um mandado de segurança será protocolado no próprio TSE assim que for publicada a decisão tomada na quinta-feira pelo tribunal. O TSE liberou a propaganda no Twitter somente a partir de 6 de julho, quando começa oficialmente a campanha.

Por 4 votos a 3, o TSE entendeu que a legislação eleitoral brasileira que proíbe as propagandas de pré-candidatos em meios como rádio e TV também impede a veiculação de mensagens eleitorais antecipadas no Twitter.

Os ministros julgaram um recurso de Indio da Costa, candidato a vice-presidente em 2010 na chapa encabeçada pelo tucano José Serra. Indio foi multado em R$ 5 mil por divulgar mensagem de cunho eleitoral no Twitter durante a pré-campanha. O recurso foi rejeitado pelo TSE.

Os ministros que ficaram vencidos no julgamento disseram que o Twitter é uma modalidade diferente de comunicação, que atinge pessoas determinadas, e não os eleitores em geral, como ocorre em meios como a televisão e o rádio.

"No Twitter não há a divulgação de mensagem para o público em geral, para destinatários imprecisos, indefinidos, como ocorre no rádio e na televisão, mas para destinatários certos, definidos. Não há no Twitter a participação involuntária ou desconhecida dos seguidores. Não há passividade das pessoas nem generalização, pois a mensagem é transmitida para quem realmente deseja participar de um diálogo e se cadastrou para isso", disse o ministro Gilson Dipp, que votou favoravelmente à liberação da campanha no Twitter.

Contra a pré-campanha no Twitter, o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, disse que a decisão do tribunal não viola o direito à liberdade de expressão. "Os cidadãos que não estiveram envolvidos no pleito eleitoral podem se comunicar à vontade. O que não pode é o candidato divulgar a propaganda eleitoral antes", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)