(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DEMISSÃO POR MOTIVAÇÃO POLÍTICA

Prefeito de Rio Casca pode perder cargo por improbidade administrativa


postado em 13/06/2011 09:37 / atualizado em 13/06/2011 10:43

Jose Maria de Souza (PR) teria afastado servidores da prefeitura de Rio Casca de forma irregular, segundo o MP (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press - 16/03/2009 )
Jose Maria de Souza (PR) teria afastado servidores da prefeitura de Rio Casca de forma irregular, segundo o MP (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press - 16/03/2009 )
O prefeito de Rio Casca, José Maria de Souza Cunha (PR), conhecido como Zeca, perdeu o cargo e deverá ficar afastado de funções públicas durante oito anos, além de ter sido condenado em primeira instância por improbidade administrativa. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), autor da ação civil pública, o prefeito do município na Zona da Mata teria afastado alguns servidores públicos de forma irregular, ao tomar posse em 2005, gerando ônus para o município. Em sentença expedida no dia 6 de junho, a Justiça acatou o pedido do MP proposto no ano de 2007. José Maria foi reeleito nas últimas eleições.

Nessa dispensa de funcionários, o prefeito determinou que eles deveriam aguardar em casa a indicação do novo local de trabalho, mas continuaram recebendo salário, mesmo sem prestarem serviços à prefeitura de Rio Casca. De acordo com o MP, o ato teria "motivação política", considerando-se que os dispensados têm alinhamento partidário diferente do prefeito.

O administrador municipal não cumpriu uma liminar que determinou a volta dos funcionários afastados, pois não foram atribuídas tarefas ao servidores que tiveram que voltar ao trabalho. Para a Justiça, o fato foi configurado como má-fé e o levou o prefeito ser condenado ao pagamento de multa, em ressarcimento integral dos danos causados ao município.

Ainda cabe recurso à decisão.

 

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)