(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Battisti deve viver em São Paulo, diz advogado

O advogado do italiano acolheu-o temporariamente em sua casa na capital paulista, onde deve tratar da finalização e publicação de seu último livro


postado em 10/06/2011 18:06

O ex-ativista italiano de extrema esquerda Cesare Battisti, libertado na terça-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após mais de quatro anos de prisão preventiva, deve passar a morar em São Paulo, segundo afirmou seu advogado Luiz Eduardo Greenhalgh. Em entrevista à ANSA, Greenhalgh afirmou que Battisi provavelmente escolherá a capital paulista para morar porque, entre um dos motivos, é onde está a sede da editora que edita seus livros no Brasil, a Martins Fontes.

Segundo o advogado, o italiano está escrevendo a parte final de seu novo livro, "Ao pé do muro", e deve tratar em São Paulo sobre sua publicação. Independente da cidade brasileira em que for morar, Battisti deverá obedecer ao estatuto do refugiado, ter residência conhecida e informá-la às autoridades, além de estar proibido de se envolver em assuntos internos ou externos. Greenhalgh, que acolheu o italiano em sua casa, na capital paulista, disse que Battisti não estava eufórico nem triste, e conversou por telefone com familiares, entre os quais estariam seus dois filhos que atualmente vivem na França. O advogado comentou ainda que as autoridades italianas teriam "exagerado" em torno do caso e tratado o Brasil de forma diferente com relação à França. Ele lembrou que o Estado francês também recusou à Itália a extradição de uma ex-militante de extrema esquerda, a Marina Petrella, das Brigadas Vermelhas, condenada à prisão perpétua em seu país de origem. Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália em um julgamento em que a sentença foi dada à sua revelia pelo assassinato de quatro pessoas entre 1978 e 1979. Na época, ele pertencia ao grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), ligado às Brigadas Vermelhas. Ele se refugiou e morou na França na década de 1990, onde se dedicou a escrever romances policiais. No período em que morou no país, a Justiça francesa o manteve em liberdade por mais de 10 anos, apesar dos pedidos da Itália por extradição. Ele foi finalmente detido na França em 2004, mas conseguiu fugir e se mudou para o Brasil. Battisti foi preso em 2007, quando recebeu status de refugiado político, o que impediu sua extradição. Após quatro anos de impasse sobre sua situação, o STF decidiu, na última quarta-feira, libertá-lo do presídio de Papuda, em Brasília, reconhecendo a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de mantê-lo no país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)