SIGA O EM

Aumentando a produtividade

Melhores práticas para obter excelente desempenho no trabalho

A diferença entre ter desempenho ordinário ou extraordinário no trabalho reside justamente no que significa esse 'extra'
HSM Experience e Estado de Minas - Sua evolução profissional acontece quando e onde você quiser.

Conteúdo patrocinado
HSM Experience e Estado de Minas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 1036230, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Divulga\xe7\xe3o', 'link': '', 'legenda': '"H\xe1 um longo caminho para se alcan\xe7ar desempenho excelente e sustent\xe1vel no trabalho. Esse percurso, no entanto, \xe9 feito de pequenos passos, dados todos os dias"', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2016/05/16/763038/20160516111849996725e.jpg', 'alinhamento': 'left', 'descricao': ''}]

postado em 16/05/2016 10:42 / atualizado em 16/05/2016 11:45

HSM /MKT

Para Jeff Boss, especialista em liderança e performance organizacional, esse “extra” representa o tempo extra, os recursos extras e os esforços extras que o funcionário emprega tendo em vista obter uma performance extraordinária.
Em artigo na Forbes, Boss aponta algumas das melhores práticas que precisam ser adotadas pelos funcionários que desejam saltar de um desempenho medíocre para uma performance superior.

Divulgação

A primeira delas é focar o que é essencial, isto é, saber muito bem o básico. É preciso conhecer o fundamental para superar a distância entre o pensar e o agir de forma rápida e precisa. Entre esses fundamentos que são decisivos para os resultados dos negócios estão o engajamento emocional, o pensamento focado e os hábitos individuais e organizacionais.
A segunda prática é encontrar um parceiro confiável e responsável. “Se você promete a seu vizinho levar o cachorro dele para passear diariamente durante as férias, a expectativa é que isso aconteça, pois ele confia em você”, afirma Boss. “A confiança entre parceiros no trabalho funciona da mesma forma, pois ninguém gosta de decepcionar alguém.”
Dar 1% a mais é outra prática que faz grande diferença na performance no trabalho. Parece pouco, mas é esse o percentual que distingue um atleta olímpico de outro. Além disso, agregar um ganho marginal no desempenho ao longo do tempo tem o mesmo impacto nos resultados do trabalho que as taxas de juros compostos têm para a lucratividade de um banco.
Adaptar-se rapidamente é outra sugestão de Boss. “Não é segredo que aqueles que aprendem mais rapidamente conquistam uma vantagem competitiva”, escreve Boss. “Mas conhecimento sem ação não significa nada, então é preciso juntar as habilidades de aprender com a coragem de agir e aplicar imediatamente os novos conhecimentos, apesar das incertezas dos resultados.”
Uma quinta prática apontada por Boss é ter um “guru”. O funcionário não deve se restringir a seus pensamentos. É importante encontrar um mentor ou um coach que desafie suas ideias e forneça um espaço mental de crescimento e fonte de sabedoria.
Por fim, tomar uma decisão é uma das práticas mais importantes. As boas decisões dependem de maturidade emocional e de tranquilidade mental que somente são obtidas à medida que o funcionário é exposto a situações que exigem decisões em condições de pressão e estresse.
Para Boss, há um longo caminho para se alcançar desempenho excelente e sustentável no trabalho. Esse percurso, no entanto, é feito de pequenos passos, dados todos os dias.
Acesse conteúdos como este, dos maiores especialistas em gestão do mundo em Experience HSM e Estado de Minas.