(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nível recua em todos os sistemas de abastecimento de água de SP, diz Sabesp


postado em 24/07/2016 15:55

São Paulo, 24 - O nível dos seis sistemas de abastecimento de água da capital paulista e da Grande São Paulo recuou neste domingo, 24, de acordo com dados atualizados nesta manhã pela Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp).

No sistema Cantareira, o volume de água armazenada caiu de 76,6% no sábado, 23, para 76,5% neste domingo, 24, de acordo com o índice que considera a cota de água armazenada no chamado volume morto - sem levar em conta a reserva técnica; o nível do Cantareira manteve-se estável em 47,3%.

O Cantareira abastece 8,1 milhões de habitantes das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital paulista e os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul. O Cantareira ainda atende parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

A queda ocorre após mais um dia sem chuvas na região do manancial. Desde o início do mês, o sistema acumula 5,6 milímetros (mm) de pluviometria, o que corresponde a 11,2% da média histórica mensal de chuvas na área, de 49,8 mm.

Alto Tietê e Guarapiranga

No sistema Alto Tietê, o nível dos reservatórios recuou de 45,1% ontem para 44,9% hoje. Apesar da diminuição, o manancial recebeu 0,2 mm de chuva nas últimas 24 horas - agora, a pluviometria armazenada totaliza 6,5 mm neste mês, o que equivale a 12,8% da média histórica de precipitação em julho, de 49,3 mm.

Já o sistema Guarapiranga opera com 86,1% de sua capacidade hoje, 0,3 ponto porcentual (p.p.) abaixo do índice de ontem. A Sabesp não constatou o acúmulo de chuva na região nas últimas 24 horas e, com isso, a pluviometria armazenada no manancial continua em 10,2 mm, ou 24% da média histórica mensal, de 42,5 mm.

Outros sistemas

No Alto Cotia, o nível dos reservatórios caiu de 98,9% para 98,6%, enquanto no sistema Rio Grande, as reservas operam hoje com 78,6%, ante 78,8% ontem. O sistema Rio Claro, por sua vez, foi o que apresentou o maior recuo em termos porcentuais, passando de 89,1% ontem para 88,4% hoje, queda de 0,7 p.p.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)