(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa Francisco recebe imã Ahmed el-Tayeb no Vaticano em reunião histórica


postado em 23/05/2016 12:19

Cidade do Vaticano, 23 - O papa Francisco recebeu hoje no Vaticano o grande imã Ahmed el-Tayeb, da Mesquita de al-Azhar, sinalizando o fim de uma suspensão de laços entre católicos e muçulmanos. A reunião acontece cinco anos depois de al-Azhar congelar os diálogos com o Vaticano em protesto a comentários do então papa Bento XVI.

Enquanto o xeque Ahmed el-Tayeb chegava para a reunião no Palácio Apostólico, o papa disse que só o fato deles estarem se encontrando já era significativo. "O encontro é a mensagem", disse Francisco ao imã.

Os dois líderes conversaram a sós durante 25 minutos na biblioteca particular do papa e se despediram com um abraço. Depois, el-Tayeb e sua delegação falaram com o cardeal responsável pelo diálogo inter-religioso.

Depois da reunião, el-Tayeb vai a Paris para abrir uma conferência Islâmico-católica sobre relações entre Ocidente e Oriente.

No dia 1º de janeiro de 2011, Bento XVI havia exigido mais proteção aos cristãos que vivem no Egito depois que uma bomba atingiu a Igreja Copta Cristã em Alexandria, matando 21 pessoas.

Desde então, ataques islâmicos a cristãos na região só aumentaram, mas o Vaticano e Al-Azhar retomaram conversas mesmo assim, com uma delegação do Vaticano visitando o Cairo em Fevereiro. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)