(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fenômeno 'Lua Azul' pôde ser visto no Brasil e no mundo, nesta sexta-feira

Satélite aparece cheio por duas vezes em um mesmo mês, em média, de três em três anos. Próxima aparição será em 2018


postado em 31/07/2015 22:39 / atualizado em 31/07/2015 23:10

Fenômeno chamado de 'Lua Azul' geralmente não é representado pela cor caracterizada no nome(foto: Ramon Lisboa/EM/D. A. Press)
Fenômeno chamado de 'Lua Azul' geralmente não é representado pela cor caracterizada no nome (foto: Ramon Lisboa/EM/D. A. Press)
Um fenômeno que ocorre, em média, de três em três anos está encantando os amantes do céu noturno e, particularmente, da lua, na noite desta sexta-feira. O 'Blue Moon' é considerado quando o satélite aparece cheio pela segunda vez em um mesmo mês do calendário. Em 2015, a lua já havia aparecido assim no dia 2 de julho.

A última vez que isso havia acontecido foi em agosto de 2012 e o próximo será somente daqui três anos. Mas em 2018, o fenômeno poderá ser registrado de forma especial, com uma aparição em janeiro e outra em março de 2018. Até o ano de 2039, o fenômeno ocorrerá algumas vezes num intervalo de dois anos.

Apesar de ser denominada "lua azul", o satélite aparece como de costume, nas cores cinza, branca e prateada. No entanto, no início da noite, em vários locais do planeta, foi possível observar a lua alaranjada, amarela e, por vezes, com um tom avermelhado.

Segundo o Observatório Naval dos Estados Unidos, cada ciclo lunar dura aproximadamente 28 dias e quando ocorre uma lua cheia no início do mês é provável que haja uma segunda no final. (Com Correio Braziliense)

Ver galeria . 6 Fotos Blue Moon aparece pela segunda vez neste mês de julho de 2015 e a próxima é só em 2018KENA BETANCUR / AFP
Blue Moon aparece pela segunda vez neste mês de julho de 2015 e a próxima é só em 2018 (foto: KENA BETANCUR / AFP )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)