(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inca suspende até dia 7 três tipos de exames para pacientes de fora da hospital


postado em 02/07/2015 19:31

Rio, 02 - O Instituto Nacional de Câncer (Inca), sediado no Rio de Janeiro, anunciou nesta quinta-feira, 2, a decisão de suspender até a próxima terça-feira, dia 7, a realização de três tipos de exames em pacientes de fora da unidade de saúde. A decisão não afeta pacientes do Inca. Segundo a instituição, o serviço voltará a ser oferecido no próximo dia 8.

Os exames temporariamente suspensos são imunofenotipagem, citogenética e biologia molecular. De acordo com o Inca, a suspensão não ocorreu por falta de recursos, mas por uma questão burocrática: o respeito ao prazo legal para conclusão dos processos licitatórios para compra de materiais.

O laboratório que realiza esses exames foi criado em 1989 para atender aos pacientes do Centro de Transplante de Medula Óssea (Cemo), uma unidade com 12 leitos. Em 2007 o Inca passou a permitir que pacientes de outros hospitais públicos realizassem os três exames nesse laboratório. Naquele ano foram feitos 5 mil exames para o público total (pacientes e não pacientes). Em 2014 esse número chegou a 55 mil, dos quais 40% foram feitos para atender pacientes de outras instituições.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)