(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia usa bomba de gás contra protesto após morte de criança no Alemão

Em clima tenso, policiais repreenderam manifestantes; Polícia Civil investiga morte de Eduardo de Jesus Ferreira, 10 anos


postado em 03/04/2015 17:24 / atualizado em 03/04/2015 17:38

Eduardo de Jesus Ferreira foi morto nesta quinta-feira (2/4)(foto: Reprodução/Jornal Voz da Comunidade)
Eduardo de Jesus Ferreira foi morto nesta quinta-feira (2/4) (foto: Reprodução/Jornal Voz da Comunidade)
Em protesto contra a morte do estudante Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos, cerca de 300 moradores do Complexo do Alemão fecharam na tarde desta Sexta-feira a Estrada do Itararé, uma das principais entradas da comunidade, na zona norte do Rio. Houve confronto entre policiais militares e manifestantes. Policiais militares atiraram bombas de gás contra as pessoas, que revidavam com pedras.

Com lençóis brancos e cartazes, por volta das 16 horas, homens, mulheres e crianças interditaram a via para pedir paz e criticar a atuação da Polícia Militar (PM) no conjunto de favelas.

O protesto foi reprimido pelos mais de 200 policiais que reforçavam a segurança no Alemão com bombas de gás lacrimogêneo. O clima ficou tenso e alguns moradores responderam jogando pedras e bombas caseiras nos policiais.

Mais cedo, o jornal Voz das Comunidades registrou o momento em que moradores do Complexo do Alemão balançavam lenços brancos com pedido de justiça, nas janelas das casas do morro:

 

Aqui no Complexo do Alemo no panelao!!! Moradores acenaram com pano branco de suas janelas, lajes e becos, pedindo...

Posted by Jornal VOZ DA COMUNIDADE on Sexta, 3 de abril de 2015
 

 

Investigação

A Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro instaurou inquérito na manhã desta sexta-feira (3/4) para apurar as circunstâncias da morte de Eduardo, uma das quatro vítimas baleadas nos últimos dois dias, no Complexo do Alemão.

Os agentes também investigam a morte de Elisabete Alves de Moura Francisco, baleada dentro de casa na tarde de quarta-feira (1º/4), assim como a filha, que ficou levemente ferida. Os policiais estão ouvindo familiares e testemunhas. Homens da PM foram chamados para prestar depoimento e tiveram as armas apreendidas para confronto balístico.

De acordo com a Polícia Pacificadora de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, as mortes ocorreram devido a confrontos com bandidos armados. Um policial foi ferido por estilhaços e medicado.

Solidariedade

Em nota divulgada nesta sexta-feira (3/4), a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte de Eduardo. "Quero expressar minha solidariedade e sentimentos de respeito neste momento de dor a Terezinha Maria de Jesus, que perdeu o filho Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos, no Complexo do Alemão. Espero que as circunstâncias dessa morte sejam esclarecidas e os responsáveis, julgados e punidos."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)