(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cerimônia que revive fundação abre comemoração dos 450 anos do Rio

Tradição em toda as comemorações, o bolo de aniversário servido na Rua da Carioca, no centro, terá este ano 450 metros, um para cada ano da cidade


postado em 28/02/2015 16:37

(foto: AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON)
(foto: AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON)

As comemorações oficiais pelos 450 anos do Rio de Janeiro, neste domingo, começam às 7h, com alvorada festiva no local onde a cidade foi fundada, na atual Fortaleza de São João, no bairro da Urca. Durante a cerimônia cívico-militar, o prefeito Eduardo Paes receberá 20 veleiros, que partiram de Bertioga, no litoral de São Paulo, refazendo o mesmo percurso feito em 1565 pelo fundador da cidade, o capitão português Estácio de Sá.

Após a chegada dos veleiros, um ator caracterizado como Estácio de Sá estará ao lado de um militar, descendente do fundador e primeiro governador da cidade batizada como São Sebastião do Rio de Janeiro. O personagem entregará uma chave simbólica da cidade ao prefeito carioca.

Às 8h30, Eduardo Paes estará no bairro da Tijuca, na zona norte, onde participa de missa solene, no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião - paróquia dos frades capuchinhos dedicada ao padroeiro da cidade. A missa será celebrada pelo cardeal-arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, que abençoará três relíquias da cidade: a imagem de São Sebastião, os restos mortais de Estácio de Sá e a pedra fundamental da fundação.

Tradição em toda as comemorações, o bolo de aniversário servido na Rua da Carioca, no centro, terá este ano 450 metros, um para cada ano da cidade. Nos aniversários anteriores, o bolo media cerca de dez metros. A festa está marcada para as 10h, com as presenças do prefeito Eduardo Paes e do cardeal Tempesta, que levará ao local a imagem peregrina de São Sebastião. Também haverá apresentação de componentes da escola de samba Estácio de Sá, a mais antiga da cidade.

No mesmo horário, na orla da zona sul, a Marinha do Brasil fará demonstração naval, com a participação de sete navios, que partirão das proximidades do Forte São João, e seguirão até o Leblon. O desfile poderá ser apreciado por quem mais estiver na orla.

Às 11h30, Eduardo Paes deve inaugurar a terceira sede administrativa da prefeitura do Rio – a primeira na zona norte, no bairro de Oswaldo Cruz. A nova sede ocupa um casarão de 1920, totalmente restaurado e onde o prefeito terá um gabinete, a exemplo do que ocorre nas outras duas sedes: o Palácio da Cidade, em Botafogo; e o Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova.

Na parte da tarde, a Baía de Guanabara e a orla oceânica abrigarão a competição a vela Grand Regatta Rio 450, com largada prevista para às 13h, nas proximidades da Escola Naval, na Ilha de Villegaignon. Os barcos seguirão até a ilha Laje da Cagarra, em frente a Ipanema, de onde retornarão ao ponto inicial, percorrendo cerca de 20 milhas náuticas.

Às 16h, com a presença da presidente Dilma Roussef e do governador Luiz Fernando Pezão, será inaugurado o Túnel Rio 450, no centro do Rio. Com 1.480 metros de extensão, o túnel vai ligar a Rua Primeiro de Março à Via Binário do Porto, inaugurada em 2013 - primeira grande obra viária do Porto Maravilha, o programa de revitalização da zona portuária.

De lá, Dilma e o governador Pezão acompanharão o prefeito até o Palácio da Cidade, onde, em cerimônia oficial, será entregue pela primeira vez a Medalha 1º de Março, condecoração criada para personalidades que prestaram bons serviços à cidade. Na ocasião, também serão anunciados os cariocas históricos, que terão seus nomes inscritos no Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro.

No Palácio da Cidade também serão apresentados a medalha comemorativa dos 450 anos - feita em parceria com a Casa da Moeda - e o selo comemorativo, produzido pelos Correios.

 Com Agência Brasil 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)