(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Consórcio do interior de SP busca crédito para usar água de cavas


postado em 30/01/2015 20:19

Sorocaba, SP, 30 - O Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) apresentou nesta sexta-feira, 30, ao governo federal um projeto de utilização de água das cavas formadas pela extração de areia para abastecimento público nas regiões de Campinas, Rio Claro e Bragança Paulista. Municípios dessas regiões estão entre os mais afetados pela crise hídrica. O consórcio já identificou 61 cavas e 58 pequenas represas com potencial para abastecimento, mas o uso depende de análises da qualidade e de sistemas de captação.

Cada cava pode abastecer uma cidade de até 20 mil habitantes por um período de dois meses. A transferência da água para os sistemas de tratamento será feita por bombeamento, através de tubulações removíveis, ou com o emprego de caminhões-pipa. O objetivo é o de que o governo disponibilize financiamentos para os municípios interessados no uso da água.

A previsão do PCJ é de que o atual período de chuvas se estenda até o final de março, garantindo a plena capacidade desses mananciais. A água seria retirada no período de estiagem. O levantamento das cavas foi feito com o uso de imagens de satélites, no segundo semestre de 2014. O sobrevoo de algumas áreas ajudou na definição do potencial das cavas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)