(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sistema Cantareira fica estável pelo 5° dia consecutivo


postado em 30/01/2015 10:07

São Paulo, 30 - Pelo quinto dia seguido, o nível do principal manancial responsável por abastecer a capital paulista e a Grande São Paulo, o Sistema Cantareira, manteve-se estável, de acordo com relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgado nesta sexta-feira, 30. O reservatório do Guarapiranga apresentou aumento no volume armazenado de água, enquanto o do Alto Tietê, do Rio Grande e do Rio Claro caíram. O sistema Alto Cotia foi outro que se manteve estável.

Apesar de não ter havido registro de chuva no manancial, o Cantareira permaneceu com 5,1% da sua capacidade, mesmo índice dos cinco dias anteriores. O atual cálculo da Sabesp já considera duas cotas do volume morto, de 182,5 bilhões e de 105 bilhões de litros de água, acrescentadas em maio e outubro, respectivamente.

Em 2015, o reservatório se manteve estável nos dias 3, 4, 8, 11, 26, 27, 28 e 29 de janeiro. Comparado ao dia 1º, no entanto, quando estava com 7,2% da capacidade, o volume armazenado de água no Cantareira é 2,1 pontos porcentuais inferior.

Restringindo cada vez mais a vazão do Cantareira, o governo estadual tem responsabilizado a falta de chuva sobre a região para justificar a crise no reservatório. A um dia para o fim do mês, a pluviometria acumulada de janeiro é de 147,8 milímetros - o que representa somente 54,5% da média histórica do mês.

Outros mananciais

O Alto Tietê também não registrou pluviometria de quinta para sexta-feira e teve queda de 0,1 ponto porcentual no volume armazenado - seus reservatórios estão com 10,6%. Atualmente, o cálculo da Sabesp inclui 39,4 bilhões de litros de água do volume morto, adicionados em dezembro.

Apesar de não haver registro de chuvas na última medição, o Sistema Guarapiranga de novo subiu 0,4 ponto porcentual, assim como de quarta para quinta-feira. Nesta sexta-feira, o manancial opera com 48,2% de sua capacidade, ante 47,8% do dia anterior. Esta já é sexta ascensão consecutiva.

Já o Sistema Alto Cotia se manteve estável com 28,5%, enquanto o Rio Grande caiu de 74,4% para 74,1% e o Rio Claro apresentou queda de 26% para 25,6%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)