(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PF desarticula maior quadrilha de desmatamento na Floresta Amazônica

Segundo as investigações, criminosos invadiam terras públicas e as revendiam para agropecuristas


postado em 27/08/2014 11:47 / atualizado em 27/08/2014 11:56

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27/8) a Operação Castanheira para desarticular uma organização criminosa suspeita de grilagem de terras e crimes ambientais em Novo Progresso, no Pará. Os envolvidos nas ações criminosas são considerados os maiores desmatadores da Floresta Amazônica brasileira. O dano ambiental causado por eles, estimado em perícias, ultrapassa R$ 500 milhões.

Estão sendo cumpridos 40 mandados judiciais: 22 mandados de busca e apreensão; 11 mandados de prisão preventiva; 3 mandados de prisão temporária; e 4 mandados de condução coercitiva. Além de Novo Progresso, diligências estão sendo realizadas também em cidades de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. A operação é resultado de uma investigação conjunta da PF, do IBAMA, da Receita Federal e do Ministério Público Federal.

Segundo as investigações, a quadrilha invadia terras públicas e fazia desmatamentos e queimadas para formação de pastos. Sem seguida, a área degradada era loteada e revendida a produtores e agropecuaristas.

Os envolvidos deverão ser indiciados pelos crimes de invasão de terras públicas, de furto, de crimes ambientais, de falsificação de documentos, de formação de quadrilha, de sonegação fiscal e de lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar os 50 anos de reclusão aos condenados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)