(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

USP perde liderança em ranking da América Latina


postado em 27/05/2014 18:19

São Paulo, 27 - A Universidade de São Paulo (USP) perdeu a primeira posição no ranking de universidades latino-americanas do grupo Quacquarelli Symonds (QS) University Rankings, uma publicação britânica que faz alguns dos principais rankings universitários do mundo. Quem tomou a liderança neste ano foi a Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC). A USP - que vinha ocupando a primeira posição desde que o ranking da América Latina havia sido criado, em 2011 - neste ano aparece em segundo lugar.

Segundo o QS, embora a USP se destaque no número de pesquisas publicadas, UC liderou neste ano por causa do impacto das pesquisas, com citações de artigos em publicações internacionais. A UC também apresentou um bom número de alunos em sala de aula por professor e teve bons índices de citação na internet (Webometrics).

As outras universidades mais bem no ranking colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que se manteve no 3º lugar, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que saiu do 8º em 2013 para o 4º lugar em 2014, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que saiu do 11º lugar no ano passado para o 9º neste ano. As universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e do Rio Grande do Sul (UFRGS) empataram em 10º lugar neste ano. A UFMG estava em 10º lugar no ano passado e a UFRGS em 14º.

Segundo o editor sênior do site de rankings do WS, Danny Byrne, a queda da USP não é uma "indicativa de uma tendência geral para as instituições brasileiras." O Brasil aparece neste ano com 10 das 20 melhores universidades da América Latina - duas a mais que no ano passado. Ele explica que o indicador em que as universidades brasileiras lideram é o número de artigos por docente, o índice que mede a produtividade em pesquisa.

"As oito melhores instituições neste indicador são brasileiras, com apenas a Universidade do Chile no top 10. A USP melhorou sua posição no QS World University Rankings, nos últimos quatro anos, passando da colocação 207ª, em 2009, para a 127ª posição, em 2013", pondera Byrne.

O ranking latino-americano lista, ao todo, 300 instituições de ensino. Os países que possuem mais universidades na lista são Brasil (88), México (69), Colômbia (51), Chile (40), Argentina (39), Peru (17), República Dominicana (11), Equador (11), Venezuela (9).

Veja a lista as instituições que ocupam as 10 primeiras posições:

1 - Pontifícia Universidade Católica do Chile

2 - Universidade de São Paulo (USP)

3 - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

4 - Universidade Federal do Rio de Janeiro

5 - Universidade de Los Andes - Colômbia

6 - Universidade do Chile

7 - Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey

8 - Universidade Nacional Autônoma do México

9 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

10 - Universidade Federal de Minas Gerais

10 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)