19°/ 34°
Belo Horizonte,
30/SET/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Em queda pelo 18º dia seguido, Cantareira atinge 9,4%

Agência Estado

Publicação: 08/05/2014 11:31 Atualização:

São Paulo, 08 - Em novo recorde negativo, o volume armazenado do sistema Cantareira caiu para 9,4% de sua capacidade nesta quinta-feira, 8. Segundo os dados do monitoramento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o nível de água recuou pelo 18º dia consecutivo. Nos últimos dias, o ritmo de queda do nível dos reservatórios se acelerou: em uma semana caiu 1,1%.

A taxa de chuvas deste mês também está abaixo do esperado. Até agora a precipitação foi de 1,8 mm, o que corresponde a apenas 0,24% da média histórica de maio. Na mesma data no ano passado, ainda de acordo com a Sabesp, o índice estava em 61,9%.

Já no sistema Alto Tietê, que fornece água para a zona leste da capital e alguns municípios da região metropolitana, o índice dos reservatórios também está baixo: 34,4% da capacidade. Em 2013, na mesma época, o nível era de 65,4%.

A partir da próxima semana, a companhia deve iniciar a captação do chamado "volume morto" - água represada abaixo do nível das comportas - do manancial nas represas Jaguari-Jacareí, em Joanópolis, a 100 quilômetros da capital.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.