17°/ 29°
Belo Horizonte,
25/OUT/2014
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ativistas protestam contra uso de animais em laboratório

Agência Brasil

Publicação: 27/04/2014 20:56 Atualização:

Cerca de 200 ativistas em defesa dos animais fizeram um protesto neste domingo em frente ao laboratório Tecam, em São Roque, no interior de São Paulo. O movimento chamado "Comboio pela Vida" e organizado por meio das redes sociais, buscava impedir a continuação de testes com animais no laboratório. A Polícia Militar montou um cordão com homens e viaturas para evitar a invasão da unidade.

A maioria dos manifestantes era da capital e havia seguido para São Roque após se reunir em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Outros grupos seguiram de cidades do interior. Parte dos ativistas vestia roupas escuras e portava cartazes com faixas contra o uso de animais em experimentos. O deputado Ricardo Izar (PSD), que participou da manifestação, disse que o objetivo era tornar pública a luta em favor dos animais. Um trio elétrico foi usado no protesto. Os ativistas exigiam a soltura dos animais existentes no local, mas não foram atendidos. Eles prometem organizar nova manifestação. O laboratório informou que todas as suas atividades são autorizadas, fiscalizadas e que usa apenas camundongos em testes.

Em outubro do ano passado, o Instituto Royal, outro laboratório existente em São Roque, foi invadido e depredado por ativistas, com o apoio do movimento conhecido como Black Blocs. Os manifestantes levaram do local 178 cães da raça beagle e sete coelhos. Em nova invasão, libertaram cerca de duzentos camundongos. No mês seguinte, o instituto fechou as portas, alegando perdas irreparáveis e falta de segurança para manter a unidade em funcionamento. Inquéritos que apuram tanto os maus tratos contra os animais como o furto dos cães ainda estão em andamento.
Tags:

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Rafaella Barboza
As pessoas que criticam os ativistas não sabem o mínimo do que acontece nesses laboratórios. Na esmagadora maioria das vezes os animais são utilizados em experimentos banais que geram resultados ínfimos em termos de benefícios para a saúde humana. Na indústria de cosméticos, são cruelmente testados e | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.