17°/ 30°
Belo Horizonte,
31/OUT/2014
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Anvisa fixa regra sobre transporte de material biológico

Agência Estado

Publicação: 11/04/2014 15:49 Atualização: 11/04/2014 16:23

O regulamento sanitário para o transporte de material biológico humano no País foi divulgado nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A regras valem para todo remetente, transportador, destinatário e demais envolvidos. A ideia é garantir a segurança, minimizar os riscos sanitários e preservar a integridade do material transportado.

As normas estão presentes na Resolução nº 20 da diretoria colegiada da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União de hoje. As determinações valem, inclusive, para os procedimentos de importação e exportação de material biológico humano.

Esta nova resolução fixa, por exemplo, graus de classificação de risco biológico e formas de acondicionamento de material biológico humano. Há também normas específicas para transporte de tecidos, células e órgãos com finalidade de transplante.

A documentação relacionada ao envio, transporte e recebimento do material biológico humano deve ser arquivada por, no mínimo, cinco anos ou de acordo com legislação específica para cada tipo de material. A resolução está em vigor a partir de hoje.
Tags:

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Paulo Barbosa
Mais que necessária esta medida. Existem muitas falhas nos transportes de materiais biológicos que precisam ser sanadas, o mais rápido possível. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.