16°/ 30°
Belo Horizonte,
30/OUT/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

PF descobre fraude contra seguro-desemprego no RS

Agência Estado

Publicação: 01/04/2014 17:00 Atualização:

A Polícia Federal e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego desarticularam um esquema de saques fraudulentos do seguro-desemprego na região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. A investigação levou à Operação Canudos, que cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e dois de prisão temporária e apreendeu documentos durante a madrugada desta terça-feira, 1º. Cálculo dos policiais indica que foram desviados cerca de R$ 3 milhões para 600 pessoas.

Segundo a Polícia Federal, dois escritórios de contabilidade com sede em Novo Hamburgo atraiam interessados nas facilidades que ofereciam e inseriam dados falsos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Parte dos lançamentos de admissão e demissão era feita nos cadastros de empresas clientes do escritório, que nem ficavam sabendo da irregularidade. Outra parte era feita em registros de empresas fictícias, criadas para o fim específico de gerar a fraude. Ao final do contrato de trabalho forjado, o suposto trabalhador apresentava a documentação necessária e sacava o seguro-desemprego, passando parte do valor aos escritórios.

Os investigados vão responder por organização criminosa e estelionato em detrimento de entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência. A próxima etapa da operação vai tentar identificar os 600 beneficiários da fraude, para responsabilizá-los também. A Polícia Federal destacou ainda que nos últimos dois anos operações semelhantes em diversos Estados do País detectaram fraudes de R$ 50 milhões no seguro-desemprego.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.