Salvador, 01 - O "fechamento" dos circuitos do carnaval de Salvador, com a criação de uma "zona de exclusividade comercial" para os patrocinadores oficiais da festa criou uma novidade para a Prefeitura: a apreensão de cervejas e refrigerantes "ilegais" nos circuitos.
Em três dias de festa, o depósito da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sumop) já recebeu mais de 150 mil latinhas de bebidas, quase a totalidade de cerveja que não era das marcas patrocinadoras da festa.
O Grupo Petrópolis, por meio da marca Itaipava, patrocina o Circuito Dodô (Barra-Ondina) e a Brasil Kirin, com a Schin, patrocina os circuitos Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho). Cada empresa investiu R$ 10 milhões para ter a marca atrelada à folia baiana.
De acordo com a Prefeitura, a ação foi tomada depois que os vendedores foram flagrados vendendo as bebidas para foliões que estavam fora das cordas dos blocos - o que é proibido. De acordo com a administração pública, além da apreensão dos produtos, as agremiações serão autuadas pela infração. As bebidas retidas no depósito só podem ser retiradas mediante pagamento de multa. Se o material não for reclamado, será destruído.