/ 22°
Belo Horizonte,
01/AGO/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Reservas do Sistema Cantareira caem para 18,8%

Agência Estado

Publicação: 13/02/2014 11:19 Atualização:

São Paulo (AE), 13 - O nível de reservas de água do Sistema Cantareira está abaixo dos 19%. A Sabesp atualizou novamente nesta quinta-feira, 13, a página em que disponibiliza informações diárias sobre o índice de armazenamento dos sistemas que abastecem a região metropolitana de São Paulo e o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de quase metade da Grande São Paulo, atingiu 18,8% da capacidade, pior nível da história.

Segundo o professor de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Manuel Enrique Guandique, o nível teórico para o limite de captação do sistema varia entre 5% e 20%, o que significa dizer que o sistema já opera dentro de um índice de reserva crítico. "Se continuarmos nesse período atípico de pouca chuva, esse nível não irá suportar o abastecimento", afirmou.

Ainda segundo os dados da Sabesp, não choveu de ontem, 12, para hoje na região do Sistema Cantareira. O volume de chuvas acumulado em fevereiro no sistema é de 2,1 milímetros (mm), sendo que a média histórica para todo o mês é de 202,6 mm. A Sabesp já anunciou contrato com empresa para tentar induzir chuvas na região na valor de R$ 4,5 milhões.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp, entre sexta-feira, 14, e sábado, 15, uma frente fria pode aumentar a probabilidade de ocorrências de chuvas no Estado de São Paulo. A Sabesp aposta numa retomada das chuvas a partir do 15 para evitar um possível racionamento na Grande São Paulo.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.