Contaminação de esgoto deixa cidade paulista sem água

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 10/02/2014 16:01

Agência Estado

Sorocaba, 10 - A contaminação por esgotos lançados no rio Pirapora, que abastece a cidade, deixou os 27.742 habitantes de Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba, sem abastecimento durante o fim de semana. Vários bairros continuavam sem água nas torneiras nesta segunda-feira, 10. De acordo com a agência Águas de Araçoiaba, responsável pelo serviço, o excesso de poluentes contaminou os filtros e obrigou a uma redução de 50% no volume de água distribuída à cidade.

Ainda segundo a agência, o problema foi causado por um vazamento na estação de tratamento de esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em Salto de Pirapora, cidade vizinha. A prefeita de Araçoiaba, Mara Mello (PT), pediu à Agência Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a apuração do incidente. A captação dessa cidade é feita depois que o rio Pirapora passa pela área urbana de Salto de Pirapora.

A Sabesp informou ter havido um pequeno extravasamento de esgoto, causado pelo lançamento irregular de material sólido na rede. Segundo o órgão, o problema foi rapidamente corrigido e não resultou em contaminação que pudesse afetar a captação da cidade vizinha. A agência regional da Cetesb em Sorocaba enviou técnicos para uma inspeção. A prefeita informou que já pediu estudos para captar água em outro manancial, em razão da insegurança com a qualidade da água do rio Pirapora.
Comentários O comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.