(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Onda de violência assusta São Paulo

Região metropolitana tem um dos fins de semana mais turbulentos do ano. Foram computadas pelo menos 15 mortes e 21 feridos em assaltos, chacinas e confrontos entre PMs e bandidos


postado em 26/11/2012 07:52

Atiradores abriram fogo contra frequentadores de um bar em Osaco, na Grande SP(foto: Vinicius Pereira/Folhapress )
Atiradores abriram fogo contra frequentadores de um bar em Osaco, na Grande SP (foto: Vinicius Pereira/Folhapress )

No primeiro fim de semana depois da posse do novo secretário paulista de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, a Região Metropolitana de São Paulo registrou pelo menos 15 mortes e 21 feridos em assaltos, combates entre a Polícia Militar (PM) e bandidos e ataques a bares de Osasco e São Bernardo do Campo. O número de mortes na madrugada de ontem é superior à média diária de assassinatos no mesmo mês do ano passado, que foi de 6,6 vítimas. Segundo a Polícia Civil, que investiga os casos, a maioria deles teve características de execução, com homens em motos passando atirando contra pessoas que estavam em bares ou nas ruas.

Quatro pessoas morreram na madrugada de ontem, entre elas uma criança de 10 anos, por volta das 4h, atingidos por tiros enquanto estavam em um bar na esquina da Rua Manaus com a Rua Fortaleza, em Osasco, na Grande São Paulo. No local, outras 11 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital Rochdalle.

Ainda em Osasco, durante uma tentativa de roubo na Avenida Hildebrando de Lima, dois ladrões foram surpreendidos pela PM. Houve resistência e um policial acabou baleando dois suspeitos, um dos quais morreu. Durante uma festa em São Bernardo do Campo, também na madrugada de ontem, pelo menos sete pessoas foram baleadas em um bar na Estrada dos Alvarengas. Segundo a PM, duas pessoas morreram. Na estrada Eiji Kikuti, na altura do número 700, também em São Bernardo, pelo menos duas pessoas foram baleadas e uma morreu. Ainda na região, na Rua Pedroso Horta, na altura do número 150, uma pessoa morreu baleada.

Uma briga entre dois jovens encerrou-se com a morte de um deles a facadas na madrugada de ontem em Guariba (a 337 quilômetros de São Paulo). Francisco dos Santos, de 24 anos, morreu com três facadas no tórax. O crime aconteceu por volta das 4h, depois que os jovens saíram de um forró. Segundo a Polícia Militar, ele e um rapaz de 18 anos estavam no Bairro Cohab 2 quando começaram a discutir. A discussão acabou virando uma briga na rua. Três quarteirões depois, perto da casa da vítima, o rapaz de 18 anos acertou Santos com as três facadas. Ele chegou a ser levado para o pronto-socorro de Guariba, mas morreu no caminho. A polícia ainda não sabe as motivações do crime.

BALEADOS
Na Zona Leste da capital, três assaltantes invadiram uma residência na Rua Odilon Pires, Jardim Aricanduva, na noite de sábado, por volta das 21h. Em confronto com a PM, dois suspeitos acabaram baleados. Os atingidos foram socorridos no pronto-socorro do Hospital Jardim Iva, mas não resistiram aos ferimentos.

Já em Diadema, três pessoas morreram no início da madrugada, na Rua Doutor Manoel de Abreu, altura do número 387, no Bairro da Vila Nogueira. De acordo com informações da PM, dois homens armados se aproximaram das vítimas e atiraram diversas vezes. As três morreram no local do crime, que é apontado como ponto de venda de drogas da região. O caso foi registrado no 3º Distrito Policial da região.

Desde que a guerra não declarada entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e a PM se intensificou na Região Metropolitana de São Paulo, nos últimos dois meses, o fim de semana mais violento foi o dos dias 10 e 11, quando 25 pessoas morreram entre a noite de sexta-feira e a madrugada de domingo. Deve sair hoje a confirmação da nova cúpula de Segurança, com a nomeação do comandante-geral da PM e do delegado-geral da Polícia Civil, que será confirmada pelo governo do estado.

Ação do Bope


Três homens morreram e três ficaram feridos em operação realizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no início da manhã de ontem, na favela conhecida como KM 32, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os policiais apreenderam uma pistola 380 milímetros, duas pistolas 9 milímetros, três submetralhadoras 9 milímetros, 40 papelotes e três tabletes de 100 gramas de maconha, 59 pedras de crack, 16 pedras de haxixe, dois rádiotransmissores, quatro baterias e 91 munições de 762 milímetros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)