(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

São Luís registra caso de morte por raiva humana


postado em 20/07/2012 10:02

A Vigilância Epidemiológica Estadual confirmou óbito por raiva humana em São Luís. A informação será tema de entrevista coletiva com o secretário-adjunto de Estado de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, nesta sexta-feira (20), às 14h, na sede do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS), no Apeadouro, em São Luís.

A confirmação foi dada por laudo do Instituto Pasteur, de São Paulo, nesta quinta-feira (19). Uma nova morte está sob suspeita em São Luís e o material foi encaminhado para análise do instituto.

Também estarão presentes o diretor do Departamento de Controle de Zoonose, Salim Jorge Waquim Neto, e equipe técnica do órgão.

Entenda a doença

A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.

Primeiros sintomas

A raiva humana se manifesta após um período de incubação usualmente compreendido entre 20 e 60 dias, com sintomas como febre moderada, cefaléia, insônia, ansiedade e distúrbios sensoriais, sobretudo, ao nível da mordedura.

Descrição da raiva humana:

- é uma zoonose causada por vírus;

- envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução da doença;

- todos os animais mamíferos são suscetíveis à doença;

- a imunidade pode ser adquirida através da vacinação.

Vacinação

A partir do terceiro mês de idade, todos os cães e gatos devem ser vacinados. A vacina é gratuita e encontrada em 11 postos fixos em São Luís.

Os animais também podem ser vacinados no Centro de Controle de Zoonose (CCZ) da Uema e nos Centros de Saúde da Santa Bárbara, Itapera, Vila Esperança, Anjo da Guarda, São Bernardo, Tibiri, Maracanã, Turu, Estiva e no Socorrinho do Cohatrac.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)